Os jovens californianos Cole Houshmand e Caitlin Simmers conquistaram, esta madrugada de quarta-feira, o triunfo no Rip Curl Pro Bells Beach, quarta etapa do circuito mundial de 2024. Na prova masculina, este foi um desfecho surpreendente, uma vez que foi a primeira vitória para o rookie norte-americano e logo frente ao atual número um mundial e compatriota Griffin Colapinto na final, enquanto do lado feminino Simmers, de apenas 18 anos, somou a segunda vitória da temporada para subir ao lugar mais alto do ranking.
Após alguns dias de espera pelas melhores condições para colocar na água as meias-finais e finais, tudo se decidiu esta madrugada, com Houshmand a começar por bater nas meias-finais o sul-africano Matthew McGillivray, enquanto Colapinto bateu o indonésio Rio Waida na outra bateria.
Na grande final, a irreverência de Houshmand levou a melhor frente à experiência de Colapinto, com 13,50 pontos contra 12,80. Depois de ter eliminado Gabriel Medina pelo caminho, num heat que foi muito badalado e que gerou muitas críticas ao julgamento por parte do surfista brasileiro, o jovem norte-americano, de 23 anos, fechou a semana em Bells com um triunfo histórico.
Já Simmers iniciou o dia final a derrotar a campeã mundial Caroline Marks, enquanto a francesa Johanne Defay venceu a costarriquenha Brisa Hennessy, garantindo a segunda final consecutiva no World Tour, depois de ter vencido em Portugal. Mas, tal como no lado masculino, onde Colapinto venceu em Portugal, também Defay viria a perder o heat decisivo, com Simmers a somar 12,77 pontos contra 11,60 da francesa. Um resultado que colocou a norte-americano na liderança do ranking feminino, com apenas 65 pontos de avanço para Defay.
A próxima etapa do World Tour acontece novamente na Austrália, mas, desta vez, em Margaret River, no Oeste australiano, de 11 a 21 de abril. Esta será a última etapa antes do corte do meio da temporada, com o português Frederico Morais a chegar na 25.ª posição e a necessitar de um resultado forte para garantir a subida ao top 22 mundial e consequente continuidade na elite do surf mundial.
Federação Portuguesa de Surf destacou o "título histórico" para Portugal
Portuguesa ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro em El Salvador
Afonso Antunes foi afastado ao ficar na 3.ª posição do sétimo 'heat' da quarta fase da série de repescagem
Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais