Yolanda Hopkins sagra-se vice-campeã mundial ISA
Portuguesa ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro em El Salvador

Yolanda Hopkins sagrou-se, este domingo, vice-campeã mundial ISA, após terminar no 2.º posto a final da final feminina do Mundial que se disputou em El Salvador. A surfista algarvia, de 27 anos, repetiu o feito que já tinha conseguido em 2021 nesta prova, que havia sido disputada precisamente no mesmo país.
Numa final muito renhida, Yolanda ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro, que foi conquistada pela espanhola Janire Gonzalez Etxabarri. E o desfecho poderia ter sido outro, caso Hopkins não tivesse caído na segunda manobra da última onda que surfou, já bem perto do final.
Os 14,57 pontos de Etxabarri renderam-lhe a medalha de ouro, enquanto Yolanda conquistou mais uma medalha de prata, com 13,57 pontos, os mesmo da australiana Sally Fitzgibbons, mas com a melhor onda a ser da portuguesa. A peruana Arena Rodriguez, com 8,53 pontos, terminou a final no 4.º posto.
Na prova masculina o jovem australiano Dane Henry sagrou-se campeão mundial ISA, com o francês e campeão olímpico em título Kauli Vaast a ser segundo, o australiano Morgan Cibilic terceiro e o brasileiro Douglas Silva no quarto posto.
Em termos coletivos, a Austrália sagrou-se campeã mundial em El Salvador, com o Peru a garantir a medalha de prata e Espanha a medalha de bronze. Portugal fechou o Mundial na sétima posição, atrás de Estados Unidos (6.º), Brasil (5.º) e França (4.º), depois de ter colocado somente Yolanda Hopkins nas rondas finais em El Salvador.
Em 2025 o Mundial ISA não definiu qualquer vaga para os Jogos Olímpicos de 2028, mas no próximo ano já haverão vagas para disputar para as olimpíadas de Los Angeles.