Yolanda Hopkins sagra-se vice-campeã mundial ISA

Portuguesa ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro em El Salvador

Yolanda Hopkins
Yolanda Hopkins • Foto: ISA/Evans

Yolanda Hopkins sagrou-se, este domingo, vice-campeã mundial ISA, após terminar no 2.º posto a final da final feminina do Mundial que se disputou em El Salvador. A surfista algarvia, de 27 anos, repetiu o feito que já tinha conseguido em 2021 nesta prova, que havia sido disputada precisamente no mesmo país.

Numa final muito renhida, Yolanda ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro, que foi conquistada pela espanhola Janire Gonzalez Etxabarri. E o desfecho poderia ter sido outro, caso Hopkins não tivesse caído na segunda manobra da última onda que surfou, já bem perto do final.

Os 14,57 pontos de Etxabarri renderam-lhe a medalha de ouro, enquanto Yolanda conquistou mais uma medalha de prata, com 13,57 pontos, os mesmo da australiana Sally Fitzgibbons, mas com a melhor onda a ser da portuguesa. A peruana Arena Rodriguez, com 8,53 pontos, terminou a final no 4.º posto.

Na prova masculina o jovem australiano Dane Henry sagrou-se campeão mundial ISA, com o francês e campeão olímpico em título Kauli Vaast a ser segundo, o australiano Morgan Cibilic terceiro e o brasileiro Douglas Silva no quarto posto.

Em termos coletivos, a Austrália sagrou-se campeã mundial em El Salvador, com o Peru a garantir a medalha de prata e Espanha a medalha de bronze. Portugal fechou o Mundial na sétima posição, atrás de Estados Unidos (6.º), Brasil (5.º) e França (4.º), depois de ter colocado somente Yolanda Hopkins nas rondas finais em El Salvador.

Em 2025 o Mundial ISA não definiu qualquer vaga para os Jogos Olímpicos de 2028, mas no próximo ano já haverão vagas para disputar para as olimpíadas de Los Angeles.

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias
Notícias Mais Vistas