O japonês Connor O’Leary e a havaiana Gabriela Bryan conquistaram, esta sexta-feira, o triunfo no Open J-Bay, décima e penúltima etapa da temporada regular do circuito mundial de 2025. Esta foi uma vitória marcante para O’Leary, que se estreou a vencer no Tour, aos 31 anos.
O surfista de origem australiana, mas que atualmente compete pelo Japão, foi a grande surpresa do dia final, ao começar por bater o australiano Ethan Ewing nos quartos-de-final, seguindo-se um triunfo frente ao brasileiro Filipe Toledo nas meias-finais, com direito a nota 10.
Na final, O’Leary teve pela frente o brasileiro Yago Dora, que durante o evento sul-africano assumiu a liderança do ranking mundial. Com 15,67 pontos contra 14,23 de Dora, Connor O’Leary assegurou o triunfo nas míticas direitas de Jeffreys Bay.
Um triunfo que valeu uma subida de quatro posições no ranking, com O’Leary agora no 11.º posto. No top 5 que dá acesso à finalíssima de Fiji, onde se irá discutir o título mundial, a única mudança foi a subida de Yago Dora ao 1.º posto e a descida do sul-africano Jordy Smith à vice-liderança. O japonês Kanoa Igarashi continua na 3.ª posição, enquanto o brasileiro Italo Ferreira e Ethan Ewing seguem na 4.ª e 5.ª posição, respetivamente.
A apenas uma etapa do final da temporada regular, que irá terminar em Teahupoo, no Taiti, no próximo mês, o brasileiro Filipe Toledo (7.º) e o norte-americano Griffin Colapinto (6.º) assumem-se como as maiores ameaças aos lugares do top 5 mundial.
No lado feminino, Gabriela Bryan conquistou a terceira etapa na temporada e a quarta da carreira, depois de este ano já ter vencido em El Salvador e Margaret River, após uma final em que enfrentou a australiana e líder mundial Molly Picklum.
Bryan tinha eliminado nos quartos-de-final a australiana Tyler Wright, vencendo depois a norte-americana Caroline Marks nas meias-finais. Na grande final, foi já perto do fim que a havaiana apanhou uma onda que lhe valeu o triunfo por somente 0,26 pontos, com 13,60 pontos contra 13,34 de Picklum.
Apesar da derrota na final, a australiana Molly Picklum manteve a liderança do ranking mundial feminina, agora com Gabriela Bryan a menos de 3 mil pontos de distância. A norte-americana e campeã mundial em título Caitlin Simmers (3.ª), a australiana Isabella Nichols (4.ª) e a havaiana Bettylou Sakura Johnson (5.ª) fecham o top 5, com Caroline Marks (6.ª) à espreita e ainda com esperança para garantir um lugar no top 5 na etapa final.
Teresa Bonvalot e Afonso Antunes foram eliminados
Ação apenas retomou ao início da tarde
Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Camila Cardoso já não estão em prova
Portugueses já conhecem adversários nas rondas iniciais
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português