A etapa portuguesa do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), em Peniche, vai decorrer no próximo ano entre os dias 22 de outubro e 1 de novembro, anunciou esta segunda-feira a entidade.
No início de maio, a WSL tinha anunciado uma série de alterações no formato e calendário do Championship Tour (CT) em 2026, entre os quais o regresso da prova de Supertubos à reta final da época, depois de ter sido antecipada, no ajustamento pós-covid 19 para o início do circuito: era a terceira prova do ano desde 2022 e decorria em março.
Hoje, foram libertadas as datas de todas as etapas da próxima temporada do CT, que arranca com três campeonatos na Austrália, o primeiro em Bells Beach (1 a 11 de abril), depois em Margaret River (17 a 27 de abril) e seguindo para Snapper Rocks (2 a 12 de maio).
El Salvador (28 de maio a 7 de junho), Brasil (12 a 20 de junho), África do Sul (10 a 20 de julho), Polinésia Francesa (8 a 18 de agosto) e Lower Trestles (11 a 20 de setembro, nos Estados Unidos, são as restantes etapas da fase regular do CT, com 36 surfistas no quadro masculino e 24 no feminino (um aumento face às 16 atuais).
Nas duas etapas que se seguem, nos Emirados Árabes Unidos (14 a 18 de outubro), e em Peniche, o número de competidores baixa para 24 homens e 16 mulheres, mas todos voltam à competição para a última prova, na icónica onda de Pipeline, no Havai (Estados Unidos).
De resto, além de voltar a fechar a temporada (ao invés de abrir, como aconteceu nos últimos anos), o Pipe Masters vai valer 15.000 pontos para a luta pelo título mundial, em vez dos habituais 10.000, e todas as rondas vão ser a eliminar, deixando de haver as repescagens após as rondas inaugurais.
"Estas mudanças refletem o nosso compromisso em honrar o legado do surf e, ao mesmo tempo, continuar a moldar o seu futuro à medida que o desporto entra no seu 50.º ano" ao nível do circuito mundial, disse Ryan Crosby, CEO da WSL.
E acrescentou: "Com os formatos atualizados, veremos desafios maiores desde o primeiro dia, com cada bateria a ter consequências reais ao longo da temporada. Combinados com locais icônicos, o quadro feminino expandido e Pipeline como o apogeu, estamos a construir um Tour que atende melhor aos nossos atletas e fãs, e conduz o desporto para o seu próximo capítulo".
Após dez das 11 etapas regulares de 2025, com a etapa que vai decidir os campeões de 2025 agendada para Cloudbreak, em Fiji, o brasileiro Yago Dora e a australiana Molly Picklum lideram os circuitos.
Por LusaTeresa Bonvalot e Afonso Antunes foram eliminados
Ação apenas retomou ao início da tarde
Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Camila Cardoso já não estão em prova
Portugueses já conhecem adversários nas rondas iniciais
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português