Frederico Morais despediu-se, na manhã deste domingo, do MEO Rip Curl Pro Portugal, depois de ter sido eliminado na repescagem da prova portuguesa. Kikas, que competiu como wildcard nesta que é a terceira etapa do circuito mundial de 2023, acabou por ser superado por Kelly Slater e Kanoa Igarashi no heat 2 da ronda 2, falhando o acesso aos 16 avos-de-final em Peniche.
Com o mar a apresentar-se muito pesado para o segundo dia de prova em Supertubos, os surfistas têm sentido algumas dificuldades em encontrar ondas de qualidade. Frederico não foi imune a isso mesmo e acabou por ser eliminado após uma renhida disputa com Kelly Slater nos minutos finais da bateria.
O japonês Kanoa Igarashi conseguiu destacar-se da concorrência desde cedo, para vencer a bateria com 11 pontos. A vaga que restava na próxima fase foi disputada taco a taco entre Slater e Morais, com o 11 vezes campeão mundial a usar a sua experiência para subir ao 2.º posto com uma onda surfada já últimos minutos.
Kelly terminou o embate com 6,20 pontos, enquanto Frederico Morais somou apenas 5,46 pontos. O surfista português ainda tentou nos últimos instantes encontrar uma onda de 3,08 pontos, que ajudasse a reverter a situação, mas foi incapaz de o fazer, despedindo-se da prova e terminando a bateria visivelmente desiludido.
Este domingo a prova feminina não irá para a água, com os planos da organização a passarem por avançar com a ronda 3 masculina e também com os oitavos-de-final. Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins são, agora, as únicas representantes nacionais em prova, mas só deverão regressar à água na terça-feira, uma vez que as previsões para amanhã apontam para mais um dia de pausa.
Por João Vasco Nunes
Competição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Surfista acredita que o almirante é o candidato que pode "tomar o comando" e melhorar o futuro de Portugal
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo