Kelly Slater, de 47 anos e com 11 títulos mundiais no currículo, é uma das provas mais evidentes de que a idade é mesmo... apenas um número.
O norte-americano apurou-se para os oitavos-de-final do Billabong Pipe Masters, última etapa do circuito mundial de surf que se disputa esta semana em Pipeline, no Havai, e fê-lo em grande estilo, com uma onda perfeita (nota 10), depois de ser protagonista do tubo mais profundo de toda a competição havaiana.
Slater ultrapassou o francês Joan Duru e manteve vivas as suas esperanças não apenas de voltar a vencer a emblemática prova de Oahu, mas também de garantir um lugar na equipa norte-americana que participará na estreia do surf nos Jogos Olímpicos, em Tóquio’2020.
Kolohe Andino, 5º do ranking, já garantiu a primeira vaga do país, mas a segunda será entre John John Florence, bicampeão mundial em 2016 e 2017 e ainda em prova no Havai, e Slater, duas das principais figuras da modalidade a nível mundial.
"É claro que é um dos meus objetivos mas nem quero falar disso. Há muitos surfistas de grande nível que ficaram fora dos Jogos e tudo pode acontecer", lembrou Slater.
O veterano está obrigado a vencer em Pipeline para oitava vez na carreira para ter hipóteses de chegar aos Jogos Olímpicos, sendo que mesmo nesse cenário John John Florence não pode chegar às meias-finais.
O evento deve acabar hoje com todas as decisões.
Por José MorgadoFederação Portuguesa de Surf destacou o "título histórico" para Portugal
Portuguesa ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro em El Salvador
Afonso Antunes foi afastado ao ficar na 3.ª posição do sétimo 'heat' da quarta fase da série de repescagem
Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro