Yolanda Hopkins garantiu, esta segunda-feira, a passagem aos oitavos-de-final do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, quinta e antepenúltima etapa do circuito Challenger Series 2025, onde estão em jogo as vagas de acesso ao circuito mundial do próximo ano. Num dia marcado, igualmente, pelas eliminações de Francisca Veselko e Teresa Bonvalot na ronda 2 feminina, Yolanda fechou a ronda com a segunda posição no heat 8 e deu mais um passo de gigante rumo ao World Tour 2026.
Após a eliminação de Kika Veselko – 3.ª no heat 3, com 11,77 pontos, atrás da japonesa Mirai Ikeda e da espanhola Janira Gonzalez Etxabarri – e de Teresa Bonvalot – 3.ª no heat 6, com 9,66 pontos, superada pela brasileira Taina Hinckel e pela peruana Arena Rodriguez -, coube a Yolanda salvar a honra nacional, numa bateria que foi vencida pela australiana Ellie Harrison, com 12 pontos, e onde a surfista algarvia, de 27 anos, somou 10,87 pontos. Hopkins assegurou, assim, a passagem aos oitavos-de-final, deixando pelo caminho a peruana Sol Aguirre e a sul-africana Sarah Baum.
Na próxima fase da prova brasileira, Yolanda Hopkins vai estar no heat 7, onde irá medir forças com a norte-americano Alyssa Spencer no heat 7. Spencer, antiga top mundial e atual número 10 do ranking do circuito Challenger Series, foi a surfista derrotada por Yolanda nos quartyos-de-final da última etapa deste circuito, que aconteceu no início do mês, na Ericeira.
Com esta passagem aos oitavos-de-final, Yolanda Hopkins, que chegou ao Brasil na vice-liderança do ranking, somou mais importantes pontos para se tornar na primeira surfista portuguesa a qualificar-se para o circuito mundial feminino. Atualmente com 26695 pontos, Hopkins tem já mais de 10 mil pontos de avanço para o corte, que apura as sete primeiras do ranking para o World Tour 2026.
Numa fase em que a líder do ranking, a jovem francesa Tya Zebrowski, de apenas 14 anos, já garantiu matematicamente a qualificação, uma passagem aos quartos-de-final poderá carimbar já o bilhete de Yolanda Hopkins de forma antecipada para a elite mundial do surf feminino.
Francisca Veselko, que chegou ao Brasil no 4.º posto do ranking e por lá continua, e Teresa Bonvalot, que chegou como oitavos, mas já desceu virtualmente para o 11.º posto, também estão nesta luta. As duas últimas etapas, em Pipeline, no Havai, e em Newcastle, na Austrália, serão decisivas para as aspirações de Kika e Teresa, enquanto a qualificação de Yolanda será uma questão de tempo até estar matematicamente confirmada.
Por João Vasco NunesKika Veselko e Teresa Bonvalot eliminadas em Saquarema
Antepenúltima etapa das Challenger Series da Liga Mundial de Surf
Quinta etapa do circuito Challenger Series começa este sábado
Cenário para a surfista está "muito perto de ser realidade"
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional