Yolanda avança para os oitavos-de-final no Brasil

Yolanda
• Foto: WSL

Yolanda Hopkins garantiu, esta segunda-feira, a passagem aos oitavos-de-final do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, quinta e antepenúltima etapa do circuito Challenger Series 2025, onde estão em jogo as vagas de acesso ao circuito mundial do próximo ano. Num dia marcado, igualmente, pelas eliminações de Francisca Veselko e Teresa Bonvalot na ronda 2 feminina, Yolanda fechou a ronda com a segunda posição no heat 8 e deu mais um passo de gigante rumo ao World Tour 2026.

Após a eliminação de Kika Veselko – 3.ª no heat 3, com 11,77 pontos, atrás da japonesa Mirai Ikeda e da espanhola Janira Gonzalez Etxabarri – e de Teresa Bonvalot – 3.ª no heat 6, com 9,66 pontos, superada pela brasileira Taina Hinckel e pela peruana Arena Rodriguez -, coube a Yolanda salvar a honra nacional, numa bateria que foi vencida pela australiana Ellie Harrison, com 12 pontos, e onde a surfista algarvia, de 27 anos, somou 10,87 pontos. Hopkins assegurou, assim, a passagem aos oitavos-de-final, deixando pelo caminho a peruana Sol Aguirre e a sul-africana Sarah Baum.

PUB

Na próxima fase da prova brasileira, Yolanda Hopkins vai estar no heat 7, onde irá medir forças com a norte-americano Alyssa Spencer no heat 7. Spencer, antiga top mundial e atual número 10 do ranking do circuito Challenger Series, foi a surfista derrotada por Yolanda nos quartyos-de-final da última etapa deste circuito, que aconteceu no início do mês, na Ericeira.

Com esta passagem aos oitavos-de-final, Yolanda Hopkins, que chegou ao Brasil na vice-liderança do ranking, somou mais importantes pontos para se tornar na primeira surfista portuguesa a qualificar-se para o circuito mundial feminino. Atualmente com 26695 pontos, Hopkins tem já mais de 10 mil pontos de avanço para o corte, que apura as sete primeiras do ranking para o World Tour 2026.

Numa fase em que a líder do ranking, a jovem francesa Tya Zebrowski, de apenas 14 anos, já garantiu matematicamente a qualificação, uma passagem aos quartos-de-final poderá carimbar já o bilhete de Yolanda Hopkins de forma antecipada para a elite mundial do surf feminino.

PUB

Francisca Veselko, que chegou ao Brasil no 4.º posto do ranking e por lá continua, e Teresa Bonvalot, que chegou como oitavos, mas já desceu virtualmente para o 11.º posto, também estão nesta luta. As duas últimas etapas, em Pipeline, no Havai, e em Newcastle, na Austrália, serão decisivas para as aspirações de Kika e Teresa, enquanto a qualificação de Yolanda será uma questão de tempo até estar matematicamente confirmada.

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Surf Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB