Yolanda Hopkins alcança quartos-de-final do Saquarema Pro

Yolanda Hopkins alcança quartos-de-final do Saquarema Pro
• Foto: WSL

Yolanda Hopkins assegurou, esta quarta-feira, a passagem aos quartos-de-final do Saquarema Pro, no Brasil, ficando cada vez mais perto de garantir uma histórica qualificação para o circuito mundial feminino do próximo ano. Yolanda, de 27 anos, pode mesmo tornar-se na primeira surfista portuguesa a chegar à elite mundial feminina do surf durante a prova brasileira, que é a quinta de sete etapas do circuito Challenger Series 2025.

No heat 7 dos oitavos-de-final, a surfista algarvia teve pela frente a norte-americana Alyssa Spencer, que já tinha vencido nos quartos-de-final da última etapa, na Ericeira. E Hopkins voltou a repetir a dose, desta feita com 10,73 pontos contra 10,14 da antiga top mundial, após uma reta final de bateria muito renhida. Foi mesmo na última onda que a portuguesa conseguiu ascender à liderança e carimbar a passagem à próxima fase.

PUB

Com este triunfo, Yolanda Hopkins conseguiu chegar aos quartos-de-final pela quinta vez na temporada. Agora, na próxima fase vai estar no heat 4 dos quartos-de-final, onde terá pela frente a australiana Ellie Harrison, que já defrontou na ronda 2 da prova brasileira.

Para já, Yolanda, que chegou ao Brasil na vice-liderança do ranking do circuito Challenger Series, tem garantido o 5.º posto final, mas ainda poderá melhorar. Com um total de 28120 pontos amealhados ao longo das cinco etapas já disputadas, sendo apenas superada pela jovem francesa Tya Zebrowski, de 14 anos, que já garantiu a qualificação, a surfista portuguesa está muito perto de também ficar matematicamente oficializada no World Tour 2026.

Segundo a World Surf League, antes de a etapa começar, Yolanda Hopkins precisava de chegar à final do Saquarema Pro para garantir a qualificação sem depender do resultado de outras surfistas. Mas a chegada aos quartos-de-final também poderá valer o bilhete para o circuito mundial, mediante a prestação de outras surfistas.

PUB

Embora ainda não seja oficial, a verdade é que, realisticamente, a qualificação de Yolanda Hopkins para o World Tour 2026 poderá estar por horas. A confirmar-se, Yolanda tornar-se-á na primeira surfista portuguesa a consegui-lo, depois de no lado masculino Tiago Pires e Frederico Morais já o terem alcançado.

Com os sete melhores lugares do ranking a garantirem entrada no circuito mundial do próximo ano, Portugal tem ainda Francisca Veselko – atualmente no 4.º posto do ranking, com 20615 pontos – e Teresa Bonvalot – já desceu virtualmente do 8.º para o 11.º posto do ranking durante a etapa brasileira, com 16125 pontos, embora se mantenha a curta distância do cut, que, por agora, está nos 16410 pontos - em boa posição para também atacarem a qualificação. 

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Surf Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB