Yolanda Hopkins alcançou, este sábado, o triunfo no Saquarema Pro, quinta de sete etapas do circuito Challenger Series. Depois de ter conseguido uma histórica qualificação para o circuito mundial do próximo ano, durante a prova brasileira, a surfista portuguesa, de 27 anos, não se deu por contente e ainda conseguiu confirmar a primeira vitória da carreira neste circuito.
Após dias de ondas inconsistentes, a organização da prova decidiu colocar o dia final na água na manhã deste sábado, após, ontem, Yolanda ter vencido nas meias-finais. No duelo decisivo a surfista algarvia teve pela frente a basca Annette Gonzalez Etxabarri e somou 13,16 pontos, contra somente 10,20 pontos da adversária, para arrecadar o triunfo no Rio de Janeiro, onde, há precisamente um ano, falhou a qualificação para o circuito mundial somente por uma bateria.
Agora, Yolanda Hopkins está já confirmada na elite mundial do surf feminino de 2026 e ainda ascendeu à liderança do ranking do circuito Challenger Series, em igualdade pontual com a jovem francesa Tya Zebrowski, de 14 anos. Yolanda e Tya são as principais candidatas ao triunfo neste circuito, que apura as sete melhores surfistas do ranking para o World Tour, mas ambas só melhoram a sua situação se chegarem às meias-finais nas duas etapas que faltam disputar.
Depois de Francisca Veselko ter iniciado a temporada com um triunfo em Newcastle, na Austrália, Yolanda, que já tinha sido finalista vencida em Ballito, na África do Sul, assegurou a segunda vitória portuguesa da temporada no circuito Challenger Series, sendo ainda o terceiro triunfo da história, depois de Teresa Bonvalot ter vencido em Sydney, em 2022.
Com Yolanda já garantida no circuito mundial do próximo ano, Portugal pode ainda qualificar mais duas surfistas. Isto porque Kika Veselko ocupa atualmente o 4.º posto do ranking, com mais de 20 mil pontos, enquanto Teresa Bonvalot é 12.ª, com 16125 pontos, mas somente a 295 do 7.º posto, onde fecha o corte de apuramento.
Tudo se irá decidir nas duas etapas finais, que serão disputadas no início de 2026, a primeira em Pipeline, no Havai, e a última em Newcastle, na Austrália, precisamente, onde arrancou a temporada.
Por João Vasco NunesSurfista assegurou a vitória na última etapa do European Tour
Tricampeão mundial de surf recebeu 'wildcard' pela lesão no ombro esquerdo, que o afastou da competição em 2025
O havaiano vai regressar ao circuito da elite por convite, após um ano de pausa na carreira competitiva
Havaiana fez pausa sabática nos últimos dois anos para se dedicar à maternidade
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Técnico levou o Henan FC pela primeira vez à final da prova e falou da experiência a Record
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter