Francisco Ordonhas sagra-se campeão nacional de surf
Beneficiando da combinação de resultados na última etapa do circuito português
O surfista Francisco Ordonhas, de 20 anos, sagrou-se este domingo campeão nacional, pela primeira vez, beneficiando da combinação de resultados na última etapa do circuito português, em Peniche, que foi ganha por Afonso Antunes e Francisca Veselko.
Apesar de ter sido eliminado precocemente, ao cair na terceira ronda do Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga Meo Surf 2025, que decorreu na praia do Lagido, Ordonhas viu os outros candidatos que mais o ameaçaram (Jaime Veselko e Tomás Fernandes) a também saírem da prova, ambos nas meias-finais, e garantiu o título de campeão.
Depois de ter vencido a etapa nos Açores, de ter sido segundo na Figueira da Foz e 9.º no evento de Porto e Matosinhos, o 9.ª lugar em Peniche foi suficiente para o campeão europeu júnior em título assegurar o primeiro título nacional da carreira.
No quadro feminino, a olímpica Teresa Bonvalot já tinha assegurado o título de campeã em junho, na etapa disputada em São Miguel, nos Açores, tornando-se hexacampeã lusa.
Hoje, na derradeira etapa do circuito português, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Francisca Veselko e Afonso Antunes, dois dos cinco atletas lusos que correm as Challenger Series, circuito de acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL), sendo Yolanda Hopkins, já qualificada para o Championship Tour de 2026, Teresa Bonvalot e Frederico Morais os restantes elementos que defendem as cores nacionais.
Na final feminina, Francisca Veselko, campeã nacional em 2023, ano em que também se sagrou campeã mundial júnior, partia com favoritismo e usou toda a experiência para levar de vencida Erica Máximo, que fez na praia do Lagido a primeira final da carreira na Liga Meo Surf.
Com 11,35 pontos, contra 9,40 de Máximo, Francisca Veselko somou a segunda vitória da temporada, depois de ter começado o ano a vencer na Figueira da Foz. Esta foi ainda a sétima vitória da carreira em etapas da Liga Meo Surf, repetindo o triunfo que já tinha conseguido em Peniche no ano de 2021.
Do lado dos homens, a bateria decisiva colocou frente a frente Afonso Antunes e o polaco Maksymilian Michalewski, e foi muito disputada, com o atleta luso a conseguir virar o resultado na reta final do 'heat' e a vencer por escassos 0,25 pontos (13,75 contra 13,50).
Desta forma, tal como 'Kika' Veselko, Afonso Antunes repetiu o triunfo de 2021 em Peniche e sagrou-se vice-campeão nacional, tendo atingido a quinta vitória da carreira na Liga.
