Gabriel Medina regressa em 2026
Tricampeão mundial de surf recebeu 'wildcard' pela lesão no ombro esquerdo, que o afastou da competição em 2025
A World Surf League (WSL) anunciou esta quinta-feira o regresso do tricampeão mundial Gabriel Medina para a temporada 2026 do Mundial de Surf, após uma lesão num ombro ter afastado o surfista brasileiro da temporada de 2025.
Medina sofreu uma lesão no tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo durante um treino em Maresias, São Paulo, tendo sido submetido a uma cirurgia e passado por um longo período de reabilitação.
Para possibilitar o regresso de Gabriel Medina a WSL utilizou um 'wildcard' (convite) de lesão para garantir a sua vaga no campeonato de 2026, que, além de Medina, vai contar com o regresso do norte-americano John John Florence, também ele tricampeão mundial e que regressa após uma pausa competitiva de um ano, tendo recebido igualmente um 'wildcard'.
No próximo ano, a WSL vai voltar ao seu formato de pontos corridos, aumentando assim a importância de consistência ao longo da temporada, estando a decisão final prevista para Pipeline, no Hawai, palco clássico do surf mundial.
A temporada arranca em abril, em Bells Beach (Austrália), seguindo depois para Margaret River e Gold Coast, ambas também na Austrália, Punta Roca (El Salvador), Saquarema (Brasil), Jeffreys Bay (África do Sul), Teahupo?o (Taiti), Cloudbreak (Fiji), Lower Trestles (Estados Unidos), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Peniche (Portugal) e Pipe Masters (Estados Unidos).
