Italo Ferreira e Caitlin Simmers vencem o Rio Pro
John John Florence e Simmers mantêm licras amarelas

O brasileiro Italo Ferreira e a norte-americana Caitlin Simmers conquistaram, esta sexta-feira, o triunfo no Rio Pro, oitava e penúltima etapa da temporada regular do circuito mundial de 2024, que se disputou nas ondas de Saquarema, no Brasil.
Na final masculina houve duelo canarinho, com Italo a bater Yago Dora, com 13,67 pontos contra 10,60, após um campeonato dominado pelos surfistas da casa e onde o surf aéreo acabou por ser determinante.
Italo conseguiu, assim, a segunda vitória da temporada, depois de já ter vencido no Taiti, e triunfou pela primeira vez em casa, o que o ajudou a subir três posições no ranking e a entrar no top 5, que se qualifica para a finalíssima de Trestles. Esta foi a nona vitória de Italo Ferreira em etapas do circuito.
A liderança do ranking masculino continua a cargo de John John Florence, que foi eliminado nos quartos-de-final da etapa brasileira por Yago Dora. Ainda assim, o havaiano garantiu já a primeira vaga de acesso à final de Trestles, onde se irão definir os títulos mundiais.
O norte-americano Griffin Colapinto subiu ao 2.º posto do ranking, o australiano Jack Robinson desceu ao 3.º posto, tendo os mesmos pontos de Italo Ferreira, e o australiano Ethan Ewing fecha o top 5. Logo a seguir, mas já fora do cut surgem os nomes de Yago Dora (6.º), Jordy Smith (7.º) e Gabriel Medina (8.º), que se apresentam ainda com possibilidade de chegar à etapa das decisões.
No lado feminino, Caitlin Simmers cimentou a liderança do ranking mundial, após aquela que foi a terceira vitória da temporada, depois de já ter triunfado em Pipeline e Bells Beach, e a quinta da carreira. Um desfecho que a fez assegurar a primeira vaga feminina na finalíssima de Trestles.
No Rio de Janeiro, Simmers esteve imparável e na final deixou a compatriota Sawyer Lindblad em combinação, depois de somar 15,50 pontos contra apenas 3,26 da adversária.
Em termos de ranking, a única mexida foi a subida da havaiana Gabriela Bryan ao 5.º posto, por troca com a francesa Johanne Defay. A norte-americana e campeã mundial em título Caroline Marks, a costarriquenha Brisa Hennessy e a australiana Molly Picklum mantêm a 2.ª, 3.ª e 4.ª posição, respetivamente.