João de Macedo inicia circuito de ondas gigantes para ganhar "passo a passo"

Português vai disputar o Puerto Escondido Challenge no México

• Foto: Paulo Calado

O português João de Macedo vai iniciar o circuito mundial de surf em ondas gigantes com o objetivo de ganhar, pensando "passo a passo", perante o previsível arranque do Puerto Escondido Challenge, no México, nos próximos dias.

"Quando nos esforçamos e treinamos, a ambição é sempre ganhar. Mas, embora o objetivo final seja esse, temos de pensar passo a passo, eliminatória a eliminatória, e em coisas superbásicas, como apanhar ondas, não cair. Em condições extremas, essas tarefas são muito mais difíceis de pôr em prática", explicou o big rider luso, de 40 anos.

À partida para o México, onde vai iniciar a sua quinta época no circuito- em 2016 disputou apenas a etapa da Nazaré-, depois de três anos de ausência, João de Macedo disse acreditar no arranque da prova mexicana, que tem período de espera entre 1 de maio e 31 de agosto.

"Quero chegar pelo menos um dia antes do campeonato, para me habituar ao clima e para quebrar um pouco a rotina de treino que tinha em Portugal. Se não arrancar, sei, pelo menos, que vamos ter uma sessão de treino com todos os grandes surfistas de ondas gigantes, num sítio bem especial", frisou.

Com o objetivo de assegurar a permanência no circuito, o quarto classificado em 2011 reconheceu ainda a importância de contar com uma etapa na Nazaré.

"Sem dúvida que é mais fácil em termos logísticos, mas também pela sensação de estar em casa. Eu sou da Praia Grande, sempre tive um excelente campo de treinos, mas a Nazaré é a minha segunda casa", rematou o surfista, que recebeu uma bolsa do projeto EDP Mar Sem Fim para regressar ao circuito.

Depois da etapa mexicana, o circuito mundial de surf em ondas gigantes tem mais dois campeonatos, o português Nazaré Challenge e o havaiano Pe'ahi Challenge, entre 15 de outubro e 31 de dezembro.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Surf

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.