Armada lusa coloca 8 surfistas nas finais do Caparica Surf Fest
Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot a um passo de uma vaga nas Challenger Series
A ação regressou esta sexta-feira à Costa de Caparica, para um dia de grande importância nas contas do circuito europeu 2023/24. Uma verdadeira maratona de surf em condições desafiantes, em que a armada lusa esteve em bom plano, colocando 8 representantes nas finais do Caparica Surf Fest, derradeira etapa deste circuito.
Na prova masculina Guilherme Ribeiro e Francisco Ordonhas são os representantes portugueses nos quartos-de-final, com Ribeiro a fechar o dia com uma qualificação muito emocionante, que o colocou no dia final mas também a um pequeno passo de garantir a qualificação para o circuito Challenger Series 2023.
A surfar em casa, o campeão nacional de 2023 vai ter pela frente o basco Adur Amatriain no heat 3 dos quartos-de-final, enquanto Ordonhas mede forças com o britânico Arran Strong no heat 2. Pelo caminho neste penúltimo dia de prova ficaram Martim Fortes e João Mendonça na ronda 3, enquanto Joaquim Chaves e Afonso Antunes caíram na ronda 4.
A prestação de Ribeiro neste evento coloca o surfista português, de 22 anos, provisoriamente no 7.º posto de um ranking que apura os 7 primeiros para a divisão de acesso à elite mundial. Caso avance mais uma ronda, Gui Ribeiro fica praticamente certo nas Challenger Series que arrancam já em Abril, na Austrália. Isto numa altura em que Leo Paul Etienne, Arran Strong, Adur Amatriain e Luis Diaz ainda são ameaças reais nestas contas.
Na prova feminina realizou-se apenas a ronda 2, onde as surfistas portuguesas estiveram em grande plano. Apesar das eliminações das jovens Lua Escudeiro e Maria Dias, a armada lusa conseguiu colocar 6 surfistas na próxima fase: Yolanda Hopkins, Mafalda Lopes, Teresa Bonvalot, Carolina Mendes, Maria Salgado e Kika Veselko.
Dessa forma, Yolanda continua bem posicionada para revalidar o título europeu, numa disputa que promete ser até ao fim com a francesa Tessa Thyssen. Hopkins já tem o bilhete carimbado para as Challenger Series e Teresa Bonvalot, atual número 4 do ranking, também está perto de o fazer, caso avance mais uma ronda ou a alemã e antiga campeã nacional Camilla Kemp não vença a etapa.
A chamada para o dia final do Caparica Surf Fest está marcada para as 6H30, numa altura em que ainda há cerca de 9 horas de competição pela frente. Prevê-se um sábado de emoções fortes na Caparica para a definição dos títulos europeus e também para a definição das vagas europeias para as Challenger Series 2024, com Portugal a poder acabar com o título feminino e com três surfistas apurados para a segunda divisão do surf mundial.
CAPARICA SURF FEST MEN'S QUARTERFINAL MATCHUPS:
HEAT 1: Maxime Huscenot (FRA) vs. Leo Paul Etienne (FRA)
HEAT 2: Francisco Ordonhas (POR) vs. Arran Strong (GBR)
HEAT 3: Adur Amatriain (EUK) vs. Guilherme Ribeiro (POR)
HEAT 4: Tiago Carrique (FRA) vs. Luis Diaz (ESP)
CAPARICA SURF FEST WOMEN'S ROUND OF 16 MATCHUPS:
HEAT 1: Teresa Bonvalot (POR) vs. Aelan Vaast (FRA) vs. Mafalda Lopes (POR) vs. Pauline Ado (FRA)
HEAT 2: Francisca Veselko (POR) vs. Maria Salgado (POR) vs. Camilla Kemp (ALE) vs. Alys Barton (GBR)
HEAT 3: Heimiti Fierro (FRA) vs. Carolina Mendes (POR) vs. Leticia Canales Bilbao (ESP) vs. Tessa Thyssen (FRA)
HEAT 4: Hina-Maria Conradi (FRA) vs. Yolanda Hopkins (POR) vs. Annette Gonzalez Etxabarri (ESP) vs. Lucy Campbell (GBR)
[artigo atualizado às 19:44]
