SOMA Surf reforça a importância de apoiar o empoderamento feminino
ONG sediada em São Tomé e Príncipe utiliza o surf como terapia e assinala o Dia da Mulher






A SOMA, uma ONG sediada em São Tomé e Príncipe que utiliza o surf como terapia, convidou as pessoas a contribuírem para a construção de um mundo menos desigual através de doações (de qualquer valor) para iniciativas de empoderamento feminino.
A SOMA Surf mantém um trabalho de empoderamento de meninas através do surf terapia, como meio para a educação e desenvolvimento pessoal destas jovens. Num lugar do mundo onde as mulheres ainda são criadas para as tarefas domésticas, como São Tomé e Príncipe, é possível perceber o efeito da SOMA Surf ao vê-las a entender a sua importância de outras formas. "O lugar da mulher é em qualquer lugar. Não é só na cozinha, pode ser na política, no surf, no futebol, em qualquer lugar que ela quiser. A mulher deve ser valorizada", conclui Wazmila Lima, umas das participantes da ONG.
Fundamentais para garantir a continuidade dos programas desenvolvidos, a alimentação das participantes durante os programas, a entrega de kits menstruais, a manutenção das instalações, o acesso a computadores e livros, além dos materiais necessários para a prática do surf, a SOMA Surf convida a todos neste Dia da Mulher a comprometerem-se com a mudança das desigualdades e contribuírem com doações.
Ainda como forma de alimentar este projeto, a SOMA lançou, em 2023, um livro infantil intitulado "Ondas de Sonho" escrito pelos alunos do 6º ano da Escola Básica de Matosinhos que foram inspirados pelo discurso de uma das voluntárias da ONG, as receitas revertem para a SOMA.
"Nos últimos anos vi mais de 90 jovens formarem-se nos nossos programas de educação, vi raparigas que encontraram aqui o seu lugar seguro, que descobriram sonhos que vão muito além do horizonte, que perderam o medo do mar que as rodeia na ilha e que derrubaram barreiras dentro das suas casas. O nosso trabalho é feito com amor e damos tudo de nós, mas para conseguirmos ajudar mais mulheres precisamos de mais ajuda. Convido toda a gente a descobrir mais sobre o nosso trabalho e a contribuir para que mais mulheres possam ir além, explorar todo o seu potencial e diminuir a desigualdade", comenta Francisca Sequeira, fundadora da SOMA Surf.
- As doações podem ser feitas através do site da organização.
- O livro "Ondas de Sonho" pode ser adquirido aqui.