Vasco Ribeiro soma e segue no US Open of Surfing

Campeão nacional já está na ronda 3 do evento inaugural das Challenger Series

• Foto: David Cabral Santos/Arquivo

Vasco Ribeiro continua em grande destaque no evento inaugural das novas Challenger Series do WQS, ao conseguir avançar mais uma ronda no US Open of Surfing, na Califórnia. O campeão nacional ultrapassou um heat digno de WCT, deixando pelo caminho dois tops mundiais e avançando para a ronda 3 em Huntington Beach, onde já só estão 24 surfistas em prova.

Esta quarta-feira o dia foi dedicado à finalização da ronda inaugural feminina, seguindo-se a ronda 2 masculina, que acabou por não chegar ao final. E foi logo no heat inaugural desta ronda que o campeão nacional esteve na água. Nem a forte concorrência travaram o ritmo do surfista português no mar sempre complicado, mas desta vez um pouco maior, de Huntington Beach.

Numa disputa a quatro em que o melhor surfista foi o japonês Shun Murakami, com 12,64 pontos, confirmando que os surfistas nipónicos são letais neste tipo de condições, Vasco acabou por segurar a segunda posição e a passagem à próxima fase, graças a um score de 11,63 pontos. Mais 0,13 pontos que o australiano Jack Robinson, vencedor da última etapa da fase regular do CT de 2021, no México, e com o francês Michel Bourez, o outro surfista do CT presente neste heat, a terminar na última posição, com apenas 8,54 pontos.

Depois de um início forte, compensado com 6,50 pontos logo na primeira onda surfada, Vasco Ribeiro chegou a estar vários minutos na liderança, gerindo depois a situação com pinças. Na reta final, já com Murakami na frente, Vasco teve um duelo bem apertado com Robinson. O português segurou a prioridade nos últimos minutos e a não deu um centímetro de liberdade ao jovem talento do surf australiano, que terminou a bateria visivelmente frustrado.

Agora, após mais esta boa exibição nas ondas californianas, o surfista do Estoril vai competir no heat 2 da ronda 3, que pode ser disputado esta quinta-feira. Numa fase em que os heats têm apenas três surfistas, com os dois melhores a seguirem em frente, Vasco vai disputar a presença nos oitavos-de-final, que já serão man-on-man, com o taitiano Mihimana Braye e com o norte-americano Jake Marshall, dois surfistas mais leves que o português, mas que poderão estar bem ao seu alcance.

Com apenas oito dos 12 heats desta ronda já realizados, destaque ainda para a eliminação de mais um top do CT, o californiano Conner Coffin, que vem de uma presença na finalíssima de Trestles. Já a melhor performance masculina do dia coube precisamente a Jake Marshall, um dos próximos adversários de Vasco Ribeiro. O triunfo de Marshall, com 14,50 pontos, deu o mote para vários sucessos entre os surfistas da casa. Pat Gudauskas, Nolan Rapoza, Kolohe Andino e Griffin Colapinto são outros dos nomes que também continuam em prova.

Antes da prova masculina tinha sido a prova feminina a iniciar o dia, com a conclusão dos seis heats ainda por realizar da ronda inaugural. Aqui o destaque vai para o triunfo da pequena sensação norte-americana Caitlin Simmers, de apenas 15 anos, que mostrou estar apta para brilhar neste circuito em que está em jogo o acesso ao CT de 2022. Destaque ainda pela negativa para a eliminação da norte-americana e top mundial Lakey Peterson.  

Entretanto, já é conhecida a composição de todos os heats da ronda 2, onde estão as portuguesas Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins. Teresa já sabia que no heat 3 da próxima fase vai enfrentar a australiana e top mundial Keely Andrew, a sul-africana Sarah Baum e ainda a norte-americana Sawyer Lindbald. Já Yolanda ficou a saber que no heat 5 terá pela frente a havaiana Keala Tomoda-Bannert, mas também a japonesa Sara Wakita e a havaiana Zoe McDougall.

Ambas devem voltar hoje à água, com a ação a retomar pelas 16 horas em Portugal Continental. Em jogo, tal como na ronda 3 masculina, vai estar a passagem aos oitavos-de-final, que será uma fase de heats woman-on-woman e que já garante, pelo menos, um importante 9.º lugar na prova californiana, a primeira de quatro que definem as vagas para o circuito mundial do próximo ano. Depois de Huntington, o circuito segue para Portugal e França, em Outubro, terminando em Haleiwa, no Havai, já em dezembro, com 12 vagas masculinas e 6 femininas em disputa.

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias
Notícias Mais Vistas