Yolanda Hopkins e Kika Veselko nos oitavos-de-final do EDP Ericeira Pro

Teresa Bonvalot e Afonso Antunes foram eliminados

Yolanda Hopkins passou aos oitavos-de-final do EDP Ericeiro Pro
Yolanda Hopkins passou aos oitavos-de-final do EDP Ericeiro Pro • Foto: WSL/Poullenot

Yolanda Hopkins e Francisca Veselko carimbaram, esta quarta-feira, a passagem aos oitavos-de-final do EDP Ericeira Pro, quarta de sete etapas do circuito Challenger Series, onde se definem as vagas de acesso ao circuito mundial do próximo ano. Em sentido inverso, a armada lusa perdeu na jornada de hoje o contributo de Teresa Bonvalot e Afonso Antunes.

Afonso competiu pela manhã, nos últimos heats ainda por disputar da ronda 2, mas não conseguiu evitar o mesmo destino que Frederico Morais tinha tido na véspera. Com apenas 7,37 pontos somados no heat 7, o jovem surfista português não fugiu à última posição de uma bateria que foi vencida pelo japonês Hiroto Ohhara (15,50), com o australiano Morgan Cibilic (13,94) a ser segundo classificado.

Depois, a ação avançou para a ronda 2 feminina, onde o trio de surfistas portuguesas que estão em destaque no ranking teve a estreia. As coisas não começaram da melhor forma para as cores nacionais, com Teresa Bonvalot (6.ª do ranking) a ficar no 4.º e último posto do heat 3, com 10,27 pontos, num heat vencido pela japonesa Amuro Tsuzuki (13,83) e com a israelita Anat Lelior (13,07) a ficar na segunda posição.

Na bateria seguinte coube a Kika Veselko inverter o rumo dos acontecimentos para a armada lusa, somando 10,73 pontos para ser segunda classificada, apenas atrás da costarriquenha Leilani McGonagle (12,90), mas à frente da francesa Tessa Thyssen (9,16) e da alemã Noah Klapp (8,43).

Na próxima fase Kika vai competir frente à japonesa Amuro Tsuzuki no heat 3 dos oitavos-de-final. Depois de ter vencido a etapa inaugural deste circuito, em Newcastle, na Austrália, a surfista portuguesa chegou à Ericeira no 5.º posto do ranking, mas com o sucesso desta tarde já assumiu o 4.º posto provisório, por troca com a basca Nadia Erostarbe, que já foi eliminada em Ribeira d’Ilhas.

Por fim, Yolanda Hopkins, atual vice-líder do ranking feminina do circuito Challenger Series, fechou a jornada portuguesa com chave de ouro, ao somar 14,34 pontos para vencer o heat 5 e assegurar o segundo melhor score feminino do dia. Yolanda deixou a havaiana Eweleuia Wong (11,20) na segunda posição, enquanto a peruana Daniella Rosas (10,67) e a sul-africana Sarah Baum (10,33) foram eliminadas.

Este foi um triunfo muito importante para as contas da qualificação, com Yolanda, que tem como melhor resultado do ano o 2.º lugar alcançado em Ballito, na África do Sul, a superar já os 20 mil pontos, com ainda quatro etapas por disputar. Nos oitavos-de-final, a surfista algarvia vai medir forças com a brasileira Laura Raupp no heat 5.

Com o top 7 do ranking feminino a garantir a qualificação para o circuito mundial de 2026, tanto Yolanda como Kika vão ter uma cartada decisiva pela frente na próxima ronda, podendo ficar cada vez mais próximas de se tornarem nas primeiras surfistas portuguesas a conseguirem a qualificação para a elite feminina do surf mundial. Quanto a Teresa Bonvalot também o poderá fazer, mas, para já, sabe que vai descer, pelo menos, uma posição no ranking.

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias
Notícias Mais Vistas