Seleção Nacional ainda esta quinta-feira defronta a Áustria...
A seleção portuguesa adiou, esta quinta-feira o apuramento para os quartos de final do Campeonato da Europa de equipas de ténis de mesa, que decorre em Lisboa, após perder frente à Alemanha (3-1) na segunda jornada do Grupo A.
No MEO Arena, Portugal deu boa réplica perante os atuais campeões europeus e só "caiu" passadas quase três horas de jogo e um com uma vitória de Marcos Freitas pelo meio.
No encontro inicial, o germânico Timo Boll, número dois do "ranking" europeu e antigo vice-campeão mundial, "despachou" Tiago Apolónia em pouco mais de 20 minutos, com uma vitória por 3-0, com os parciais de 11-6, 11-8 e 11-3.
Quando tudo fazia prever que seria um "passeio" da Alemanha, Marcos Freitas respondeu em força no segundo encontro e bateu Steffen Mengel em cinco "sets" (3-2).
O mesa-tenista madeirense, quarto da hierarquia europeia, até esteve em desvantagem no marcador (1-2), depois de três partidas muito equilibradas (10-12, 12-10 e 9-11), mas mostrou-se dominador nos últimos dois "sets", vencendo o 13.º jogador do "ranking" com os parciais de 11-2 e 11-4.
Com tudo empatado, um triunfo de João Monteiro no terceiro jogo perante Patrick Franziska, o menos cotado germânico (14.º), poderia abrir as portas dos "quartos e até esteve perto de acontecer, mas falou mais alto a experiência dos campeões europeus (3-2).
O jogador português, 19.º do "ranking", teve um péssimo início de encontro, perdendo os dois primeiros "sets" por 11-6 e 11-7, mas conseguiu empatar o encontro nos dois seguintes, com 6-11 e 12-14.
No quarto "set", João Monteiro ainda salvou dois "match-points", depois de o encontro ter estado parado cerca de 10 minutos devido a lesão de Patrick Franziska, que teve que ser assistido. Mesmo com o rival germânico visivelmente com problemas no tornozelo esquerdo, João Monteiro acabou por não conseguir aproveitar essa situação e "caiu" no "set" decisivo por 11-9.
No confronto mais esperado deste Portugal-Alemanha, Marcos Freitas ainda deu luta a Timo Boll e levou a decisão do encontro para um quinto "set", mas o número dois europeu não deu hipóteses na "negra" (3-2).
Depois de 12-10, 6-11 e 11-6 nos três primeiros "sets", Freitas empatou o encontro com a vitória por 11-13 no quarto, depois de ter escapado a um "match-point", mas Boll mostrou-se superior no decisivo (11-6). Ainda hoje, às 19 horas, Portugal defronta a Áustria e pode garantir um lugar nos quartos de final, igualando assim o registo do Europeu de 2013, em Schwechat, na Áustria, em que acabou eliminado pela Grécia nessa ronda.
Mesatenista formou dupla com Tiago Apolónia
Freitas também está na mesma fase da prova em singulares
Português de 17 anos e o romeno Iulian Chirita perderam por 3-0 nas meias-finais
Português já garantiu uma medalha em pares masculinos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo