Europeu: Portugal perde com Alemanha

Seleção Nacional ainda esta quinta-feira defronta a Áustria...

Europeu: Porugal perde com Alemanha
Europeu: Porugal perde com Alemanha • Foto: LUSA

A seleção portuguesa adiou, esta quinta-feira o apuramento para os quartos de final do Campeonato da Europa de equipas de ténis de mesa, que decorre em Lisboa, após perder frente à Alemanha (3-1) na segunda jornada do Grupo A.

No MEO Arena, Portugal deu boa réplica perante os atuais campeões europeus e só "caiu" passadas quase três horas de jogo e um com uma vitória de Marcos Freitas pelo meio.

No encontro inicial, o germânico Timo Boll, número dois do "ranking" europeu e antigo vice-campeão mundial, "despachou" Tiago Apolónia em pouco mais de 20 minutos, com uma vitória por 3-0, com os parciais de 11-6, 11-8 e 11-3.

Quando tudo fazia prever que seria um "passeio" da Alemanha, Marcos Freitas respondeu em força no segundo encontro e bateu Steffen Mengel em cinco "sets" (3-2).

O mesa-tenista madeirense, quarto da hierarquia europeia, até esteve em desvantagem no marcador (1-2), depois de três partidas muito equilibradas (10-12, 12-10 e 9-11), mas mostrou-se dominador nos últimos dois "sets", vencendo o 13.º jogador do "ranking" com os parciais de 11-2 e 11-4.

Com tudo empatado, um triunfo de João Monteiro no terceiro jogo perante Patrick Franziska, o menos cotado germânico (14.º), poderia abrir as portas dos "quartos e até esteve perto de acontecer, mas falou mais alto a experiência dos campeões europeus (3-2).

O jogador português, 19.º do "ranking", teve um péssimo início de encontro, perdendo os dois primeiros "sets" por 11-6 e 11-7, mas conseguiu empatar o encontro nos dois seguintes, com 6-11 e 12-14.

No quarto "set", João Monteiro ainda salvou dois "match-points", depois de o encontro ter estado parado cerca de 10 minutos devido a lesão de Patrick Franziska, que teve que ser assistido. Mesmo com o rival germânico visivelmente com problemas no tornozelo esquerdo, João Monteiro acabou por não conseguir aproveitar essa situação e "caiu" no "set" decisivo por 11-9.

No confronto mais esperado deste Portugal-Alemanha, Marcos Freitas ainda deu luta a Timo Boll e levou a decisão do encontro para um quinto "set", mas o número dois europeu não deu hipóteses na "negra" (3-2).

Depois de 12-10, 6-11 e 11-6 nos três primeiros "sets", Freitas empatou o encontro com a vitória por 11-13 no quarto, depois de ter escapado a um "match-point", mas Boll mostrou-se superior no decisivo (11-6). Ainda hoje, às 19 horas, Portugal defronta a Áustria e pode garantir um lugar nos quartos de final, igualando assim o registo do Europeu de 2013, em Schwechat, na Áustria, em que acabou eliminado pela Grécia nessa ronda.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Ténis de Mesa
Notícias
Notícias Mais Vistas