Jovem de Mirandela é o mais novo emigrante da modalidade...
Aos 17 anos, João Geraldo alimenta um sonho. Estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Para tentar concretizar esse objetivo, o jovem jogador do Clube de Ténis de Mesa de Mirandela apresta-se para emigrar para a Alemanha, onde vai integrar uma das melhores escolas da Europa, o clube TTF Liebherr Ochsenhausen.
Detentor de um valioso conjunto de resultados já esta temporada, João Geraldo vai seguir o percurso realizado pelo trio de ouro do ténis de mesa nacional, Tiago Apolónia, João Monteiro e Marcos Freitas, os dois últimos também com Ochsenhausen como destino inicial – Tiago Apolónia escolheu o rival germânico do Saarbrucken.
“Fiz vários estágios em Ochsenhausen, patrocinados pela marca da minha raqueta, Donic, nestes últimos três anos. Eles já me conhecem e convidaram-me para ingressar no clube, uma vez que estão a apostar em jogadores de Sub-21”, disse-nos João Geraldo.
O jovem transmontano – é o mais novo jogador português a emigrar – tem consciência das dificuldades iniciais que vai encontrar. “Vou com as melhores expectativas. Sei que no primeiro ano vai ser difícil, mas tenho a certeza que vou evoluir, tanto no aspeto técnico como tático. Só saindo de Portugal temos possibilidade de crescer como jogador para poder concretizar o meu grande sonho que é estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ainda faltam três anos e sei que tenho muito que trabalhar”, salientou.
Viagem
A uma semana de viajar para a Alemanha (7 de agosto), João Geraldo já sabe onde vai residir na cidade de Ochsenhausen. “Os responsáveis do clube já trataram de tudo. Tenho um quarto que vou dividir com um jogador polaco. Quanto aos treinos, farei todos no clube TTF Liebherr Ochsenhausen mas vou participar na 2.ª Divisão da Bundesliga representando o SV Ottenau, um clube da cidade que fica a cerca de duas horas de distância”, referiu.
João Geraldo soma, já durante este ano de 2013, um segundo lugar no circuito mundial de juniores, na Guatemala; uma medalha de ouro, em pares, no Open da Rep. Checa e uma de prata, em singulares, na mesma competição e duas medalhas de bronze no recente Campeonato da Europa de jovens, em Ostrava, na Rep. Checa.
Estudos ficam em suspenso
A decisão de emigrar para a Alemanha obriga o jovem de Mirandela a suspender os estudos em Portugal. Aluno de Ciências do 12.º ano, João Geraldo recebeu a compreensão dos pais nesta sua aventura.
“De início estavam um pouco receosos, mas agora estão a reagir bem. Ainda agora estive um mês fora de casa, embora reconheça que desta vez é diferente. Mas não vão faltar ocasiões para dar um salto a Portugal”, disse João Geraldo que confessa ter recebido vários conselhos dos outros jogadores que atuam no estrangeiro e que integram a Seleção Nacional. “Já falei com todos eles. Deram-me os habituais conselhos, alertando-me que vai ser difícil neste primeiro ano. Mas estou preparado”, afirmou o mais recente emigrante português, depois de Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Monteiro e Énio Mendes.
O ex-mesatenista internacional português tinha 63 anos
Shunsuke Okano venceu o português
Portugueses perderam frente a uma dupla de Singapura
Os lusos vão agora defrontar uma dupla de Singapura, composta por Quek Isaac e Pang Koen
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Espanhol vai pendurar as chuteiras aos 37 anos