Vai substituir o chinês Kong Guoping
O antigo campeão nacional Ricardo Oliveira é o novo selecionador português masculino de ténis de mesa, substituindo o chinês Kong Guoping, anunciou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.
O técnico vai acumular as novas funções com o cargo que já ocupa desde 2019 como coordenador das seleções nacionais jovens, mantendo-se também como diretor técnico do Centro de Alto Rendimento da modalidade.
O antigo praticante foi campeão nacional de seniores em 2001 e profissional até 2014/15, tendo representado Portugal em três Mundiais e passado por clubes como o Monte Aventino, o Estrela da Amadora, o Sporting e o Juncal.
Guoping ocupava o cargo desde 2015 e esteve com Portugal em dois Jogos Olímpicos - Rio2016 e Tóquio2020 -, foi duas vezes vice-campeão europeu, em 2017 e 2019, e alcançou um quinto lugar no Mundial de 2016.
A nível individual, Marcos Freitas obteve uma medalha de prata (2015) e outra de bronze (2020) no Campeonato da Europa, tendo João Geraldo e Tiago Apolónia, em 2016, e João Monteiro e Tiago Apolónia, em 2020, alcançado a medalha de bronze em pares masculinos.
Mesatenista formou dupla com Tiago Apolónia
Freitas também está na mesma fase da prova em singulares
Português de 17 anos e o romeno Iulian Chirita perderam por 3-0 nas meias-finais
Português já garantiu uma medalha em pares masculinos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam