Ambos na competição de pares
Tiago Abiodun e Júlia Leal alcançaram esta quarta-feira medalhas de bronze no Campeonato do Mundo de jovens que decorre em Helsingborg (Suécia), respetivamente na prova de pares masculinos sub-19 e pares femininos sub-15.
No total, Portugal tem agora nove medalhas em Mundiais e Abiodun quatro.
Tiago Abiodun e o brasileiro Leonardo Isuka foram eliminados nas meias-finais pelo par formado pelo sul-coreano Kim Gaon e o japonês Kazuki Yoshiyama, perdendo por 3-1.
Júlia Leal e a polaca Katarzyna Rajkowska também não conseguiram ultrapassar a dupla da China Taipé formada por Wu Ying-syuan e Chen Min-Hsi, e foram derrotadas por 3-0.
Portugal tem agora nove medalhas em Campeonatos do Mundo (2 prata e 7 de bronze).
Medalhas de prata: Tiago Abiodun em pares mistos sub-15 em Túnis 2022; Marcos Freitas e Tiago Apolónia em pares masculinos juniores em Santiago do Chile'2003.
Medalhas de bronze: Tiago Abiodun em pares masculinos sub-19 em Helsingborg 2024; Tiago Abiodun em singulares sub-15 em Nova Gorica 2023; equipa masculina sub-15 (Tiago Abiodun, Bernardo Pinto e Rafael Silva) em Gaia 2021; Matilde Pinto em pares femininos sub15 em Gaia 2021; João Monteiro e Tiago Apolónia em pares masculinos seniores em Budapeste 2019; Marcos Freitas e André Silva em pares masculinos juniores no Cairo'2006.
"Estou muito feliz com a minha prestação em pares e por conquistar a minha primeira medalha mundial. Na prova de singulares e pares misto podia ter corrido melhor, mas estou satisfeita com a minha prestação nesta competição", referiu Júlia Leal à FPTM.
"O balanço é muito bom. Representar Portugal num mundial é incrível, uma sensação única. Jogámos muito bem em pares. Foi a primeira vez que joguei com o Leo Isuka e foi uma sensação boa, porque jogamos no mesmo clube e foi muito divertido. Ganhar uma medalha num Mundial é uma sensação muito boa. Já tive várias medalhas, mas esta foi especial para mim, porque foi a primeira em sub-19 e por isso estou muito grato ao meu par, pelo esforço que fizemos", referiu Tiago Abiodun.
Mesatenista formou dupla com Tiago Apolónia
Freitas também está na mesma fase da prova em singulares
Português de 17 anos e o romeno Iulian Chirita perderam por 3-0 nas meias-finais
Português já garantiu uma medalha em pares masculinos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo