Frederico Silva foi suspenso por um mês, por ter testado positivo à substância proibida trimezatidina, em teste fora de competições, em fevereiro passado, anunciou a Agência Internacional para a Integridade no Ténis (ITIA).
A ITIA esclarece que o castigo, que já foi cumprido, é de apenas um mês, porque foi considerada a justificação de que terá havido contaminação de um medicamento regularmente prescrito, pelo que não houve intenção de Frederico Silva, que já aceitou o castigo.
"Após algum tempo em silêncio, posso finalmente partilhar convosco a experiência mais difícil da minha vida e da minha carreira. Fui inesperadamente envolvido num processo de controlo antidoping, depois de ter sido contaminado, de forma totalmente involuntária, por uma substância proibida presente num medicamento comum, Daflon 1000", escreveu Frederico Silva, em publicação na rede social Instagram.
O tenista luso diz ter ingerido "um medicamento completamente banal" que, para seu "azar", estava "contaminado com uma substância proibida".
Frederico Silva recorda a necessidade de "rápido tratamento médico" em janeiro, e a prescrição de Daflon 1000.
"Acontece que a caixa de daflon que comprei e tomei para tratar a doença estava contaminada com uma substância proibida, circunstância que estava, obviamente, totalmente fora do meu controlo", explica.
O tenista luso deixa claro que, neste processo, conseguiu "demonstrar, sem qualquer dúvida, que se tratou de uma contaminação não intencional", da qual "não podia ter tido qualquer conhecimento prévio, e que nada podia ter feito de diferente para evitar este azar".
Frederico Silva foi suspenso preventivamente em março e recorreu do castigo, sendo que esteve mais de um mês sem jogar.
Tenista sérvio desvenda o plano que tem em mente
Italiano derrotou o canadiano em apenas dois sets
Segundo dia da competição em Turim abalado por tragédia
Tenista espanhol ultrapassa o italiano Jannik Sinner
Avançado do Fulham fez vídeo enigmático nas redes sociais. Mais tarde, disse ter feito apenas "um olhar"
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Antigo técnico do Gil Vicente 'inventou-o' como ponta-de-lança... em Barcelos
Conquistou, novamente, a Bota de Ouro no México e tornou-se o primeiro jogador na história do Toluca a conseguir este feito três vezes consecutivas
Treinador do Al-Muharraq do Bahrain diz que jogadores atuam cada vez mais perto de zonas de finalização
Julián Alvarez, Nahuel Molina e Giuliano Simeone foram substituídos por Kevin Mac Alliser e Emiliano Buendía