_
1/3
Foi mesmo uma sexta-feira 13 para os portugueses no 7.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António e as derrotas de Gastão Elias e João Domingues nos quartos de final deixaram a representação nacional no torneio algarvio do ITF World Tennis Tour restrita à competição de pares.
João Domingues, o único não cabeça de série a chegar aos quartos de final, tombou diante do 2.º jogador do torneio, o britânico Liam Broady, por 6-3 e 6-4, em 1h53 minutos (embora com três interrupções devido à chuva), enquanto Gastão Elias, o 5.º cabeça de série, vergou-se diante do 3.º tenista da prova, o belga Gauthier Onclin, por 6-2 e 6-0, em 1h21.
Em termos de condições de jogo, talvez tenha sido o dia mais complicado para os jogadores deste evento da categoria de M25, de 30 mil dólares em prémios monetários (25 mil euros). Foi o dia mais ventoso e hoje com uma direção diferente, de sentido nordeste, atravessando os courts lateralmente. Foi também o dia mais frio, fazendo com que fosse mais difícil acelerar a bola. A chuva, em regime de aguaceiros, também não ajudou e, por exemplo, o encontro de João Domingues foi interrompido a 1-0, a 6-3 e 3-2, e de novo a 6-3 e 5-4. Um desafio físico e mental para os jogadores.
Nos outros encontros dos quartos de final, o 1.º cabeça de série, o japonês Kaichi Uchida, foi eliminado pelo colombiano Adrià Soriano Barrera, o 6.º pré-designado, por 7-6 (7/4) e 6-4.
Finalmente, o britânico Max Basing, o 4.º cabeça de série (e algoz de João Graça na primeira ronda), superou o sueco Olle Wallin, o 8.º cabeça de série (e carrasco do vice-campeão nacional Francisco Rocha na primeira ronda), por 7-6 (7/4) e 6-3.
As meias-finais jogam-se amanhã (Sábado), a partir das 11h00.
Guathier Onclin (Bélgica/cs3) mede forças com Adrià Soriano Barrera (Colômbia/cs6). Será o terceiro duelo entre ambos e Onclin venceu os dois anteriores, um deles em Portugal, no M25 de Faro, em 2022. Soriano nunca venceu sequer um set. Depois, num confronto de gerações entre birtânicos, Liam Broady (cs2), de 32 anos, defronta Max Basing (cs4), de 23 anos. Será o primeiro duelo entre ambos. Se as condições meteorológicas o permitirem, planeia-se que a meio da tarde possa disputar-se a final de pares.
Declarações de João Domingues: "Ainda são os primeiros torneios para mim, depois de tanto tempo parado (por lesão). É bom, para mim, entre aspas, ter vindo jogar este torneio e estar nos quartos de final, obviamente que queria mais, mas estou a dar passos, pequeninos, mas a dar passos para seguir em frente".
Declarações de Gastão Elias: "Não deixa de ser uma semana positiva pelo que fiz nas duas primeiras rondas. Apesar de não poder contentar-me com quartos-de-final de um ‘future’, poderia ter corrido muito pior. Sei das dificuldades que normalmente tenho nestas condições (vento) e foram grandes batalhas em que puxei por tudo o que tinha".
O 7.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António termina com a final no dia 15. É uma organização do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António (CTVRSA), em colaboração com a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (CM VRSA). Distribui 30 mil dólares em prémios monetários (25 mil euros), conta para o ranking mundial do ATP Tour, e integra o ITF World Tennis Tour, o calendário profissional da Federação Internacional de Ténis (ITF), com a categoria de M25.
Por Hugo RibeiroPortuguês num bom momento
Cabeça-de-série n.º1, o japonês Kaichi Uchida, também se ficou pelos quartos-de-final
Portuguesa bateu a italiana Lucrezia Stefanini
Tenista português vencer em dois sets o grego Ioannis Xilas
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Gianni Infantino defendeu o levantamento das restrições, mas Ceferin mostra-se irredutível na sua posição
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA