Aryna Sabalenka é contra transgéneros no desporto: «É injusto para uma mulher enfrentar um homem biológico»

Número um dos ranking WTA falou sobre o tema no programa de Piers Morgan

Aryna Sabalenka defende justiça para mulheres no desporto
Aryna Sabalenka defende justiça para mulheres no desporto • Foto: EPA

A participação de transgéneros no desporto nunca será um tema consensual e continuarão a existir ações junto dos tribunais para impedirem ou garantirem a sua participação, consoante os pontos de vistas de quem recorre à justiça.

O tema foi agora abordado pela tenista Aryna Sabalenka, numa  entrevista conjunta com Nick Kyrgios, realizada como promoção ao evento “A Batalha dos Sexos”, que vai ter lugar dia 28 de dezembro. A números um dos ranking feminino não deixou margem para dúvidas sobre a sua posição.

“É um tema complicado. Não tenho nada contra elas, mas continuam a ter uma vantagem enorme sobre as restantes mulheres. Acho que não é justo para uma mulher enfrentar um homem biológico”, afirmou Sabalenka no programa Piers Morgan Uncensored. E prosseguiu nas suas argumentações. “As mulheres trabalham toda a vida para atingir os seus limites, e depois têm de defrontar alguém biologicamente mais forte. Não concordo com este tipo de coisas.”

A seu lado estava o controverso tenista australiano Nick Kyrgios, que se mostrou alinhado com a opinião da colega, embora sem desenvolver demasiado o assunto. “Conheço bem a Aryna, é uma jogadora perigosa e muito confiante. Ela bate mais forte do que muitos homens”, comentou.

Questionada sobre a possibilidade de competir contra homens, Sabalenka admitiu a diferença física: “Em condições normais, seria muito difícil competir com homens. Fisicamente, são mais fortes. Talvez pudesse ganhar a alguns dentro do top 1000, desde que não tivessem um grande serviço.”

Por José Morgado
2
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Ténis
Notícias
Notícias Mais Vistas