Copa Ibérica arranca esta quinta-feira

Ténis, street food e muito mais no Jamor

O presidente da Federação Portuguesa de Ténis, Vasco Costa, teve honras de escalonamento para a jornada inaugural da Copa Ibérica, que este ano recebe o cognome de Spring Sports Festival.

O mais antigo torneio internacional de veteranos da Península Ibérica está de volta para a 37.ª edição e vai começa amanhã (quinta-feira) no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras, uma das grandes novidades deste ano.

O evento de Grau 2 da ITF junta alguns dos melhores tenistas veteranos do Mundo, numa primeira etapa que conta com a novidade de ser disputada em quatro dias, entre 24 e 27 de março.

Conhecida como uma das maiores provas internacionais da modalidade, a Copa Ibérica marcará o regresso do ténis ao Jamor onde, durante décadas, foram coroados grandes campeões como Roger Federer, Novak Djokovic, Thomas Muster, Mats Wilander, Carlos Moyá e Juan Carlos Ferrero – passaram todos pela liderança do ranking mundial e conquistaram torneios do Grand Slam.

Para além do ténis, a prova apresenta este ano algumas novidades, designadamente a animação típica das concentrações de Street Food, envolvidos na diversidade de um novo mercado do Desporto e Saúde, com a oferta de um programa variado de atividades para toda a família, incluindo o mini-ténis na Fun Zone.

O complexo de ténis do Estádio Nacional terá a entrada livre durante esses quatro dias e tanto o festival de street food (com dezenas de variedades gastronómicas), como o mercado desporto e saúde, e ainda as atividades dedicadas aos mais novos, deverão atrair muito público, em alturas de férias de Páscoa.

Várias federações desportivas nacionais radicadas no Estádio Nacional foram convidadas a participar nesta festa do desporto e o evento conta com os apoios oficiais do Instituto Português do Desporto e Juventude, Câmara Municipal de Oeiras, Centro Desportivo Nacional do Jamor, Federação Internacional de Ténis e Federação Portuguesa de Ténis.

Participação igualmente importante será a dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, que colocarão em exposição a sua famosa coleção de 14 carros históricos de combate ao fogo; da PSP de Oeiras que virá promover o seu programa Escola Segura; e da Proteção Civil de Oeiras que pretende levar a cabo diversas ações de sensibilização junto da população.

No que se refere mais especificamente ao ténis, a Copa Iberica Spring Sports Festival conta com mais de uma centena de participantes inscritos, de 19 nacionalidades. Para além de jogadores oriundos de países europeus, a prova terá também atletas provenientes dos continentes americano, africano e asiático.

O número de inscrições de jogadores portugueses excede as duas dezenas. Outros países com um peso significativo são a Alemanha e a Espanha.

A lista de países com jogadores presentes é a seguinte: Portugal, Alemanha, Noruega, Brasil, Espanha, Egito, Itália, Grã-Bretanha, Rússia, Suécia, Finlândia, Bélgica, Suíça, África do Sul, Israel, Áustria, França, Holanda e Roménia.

Há quatro jogadores que merecem especial destaque por integrarem o top-10 mundial nos respetivos escalões.

No setor masculino, o espanhol Jorge Camina Borda, de 68 anos, está no quarto posto do ranking +65, mas já foi número um em 2005 e soma 10 títulos em etapas da Copa Ibérica.

Um registo que ainda não foi alcançado pelo compatriota Javier Lazcano-Hernandez, número oito em +60 e detentor de dois troféus.

O israelita Frank Etzold, 5.º do ranking em +50, também estará presente e vai disputar a prova pela primeira vez.

No torneio feminino, a romena Alina Camelia Stroui, de 37 anos, é 7.ª classificada em +35 e irá igualmente estrear-se na Copa Ibérica,

O tenista nacional de classificação mais elevada e com a inscrição já efetuada é Mauri Brito Gomez, 35.º do ranking +35 e vencedor da etapa no Porto em 2014.

João Miguel Marques, bi-campeão do torneio e número 61 em +35, também estará presente, assim como Nuno Allegro, António Trindade e José Pereira – todos integram os 100 primeiros dos respetivos escalões, sendo António Trindade um octogenário que detém um fabuloso palmarés internacional.

Nas senhoras, Luísa Gouveia é provavelmente a melhor tenista veterana lusa de sempre. É a 28.ª da hierarquia de +50 e lidera, para já, o lote feminino que marcará presença em Oeiras, registando 20 participações no evento.

Susana Marques, 32.ª colocada em +40, pisará igualmente a terra batida do Centro Desportivo Nacional do Jamor, a quem se juntam, do top 100, Isaura Maria Forte Faria e Sandra Valente.

Dos jogadores portugueses mais carismáticos que estarão logo em ação no primeiro dia contam-se Luísa Gouveia (que já foi campeã da Europa e ex-n.º3 mundial de veteranos), Vasco Costa, o presidente da FPT (defronta o espanhol Andrés Lendinez), Nuno Allegro, Jerónimo Paulo, José Carlos Ralheta e João de Mello.

Paralelamente à competição a contar para o ranking mundial de veteranos, decorre a 8ª edição da Taça Carlos Figueiredo/Oeiras Media Trophy, reconhecido pela Federação Portuguesa de Ténis como o Campeonato Nacional oficioso de media.

Este ano, José Rodrigues dos Santos, o escritor e jornalista da RTP, e Tânia Couto, a antiga campeã nacional absoluta e comentadora de ténis na SportTV, serão os padrinhos do evento. Há 14 profissionais da comunicação inscritos, neste evento que homenageia o falecido jornalista especializado em ténis, Carlos Figueiredo.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ténis

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.