Medida tomada pela Federação Internacional de Ténis
A fase final da Fed Cup, que se deveria disputar entre os dias 14 e 19 de abril, em Budapeste, foi adiada sem uma data definida, devido ao surto de Covid-19, anunciou esta quarta-feira a Federação Internacional de Ténis (ITF).
Através de um comunicado, a ITF justifica a decisão, que também abrange os play-offs da principal competição de seleções femininas do ténis, com "a propagação e o impacto global do Covid-19 desde o início de fevereiro de 2020" nos países europeus, sublinhando que esteve em "contacto permanente com os consultores médicos e de viagens independentes, bem como com as autoridades internacionais e nacionais".
Relacionadas
A ITF adianta ainda que "está comprometida em realizar as finais da Fed Cup ainda em 2020" e esclarece estar em contacto "com principais partes interessadas", como o governo húngaro, a Associação Húngara de Ténis (HTA) e a Associação Feminina de Ténis (WTA) para encontrar uma data alternativa e adequada para o torneio, que devia disputar-se na Laszlo Papp Sport Arena, em Budapeste.
Os play-offs da Fed Cup, agendados para 17 e 18 de abril em oito locais do Mundo, também foram adiados e as datas alternativas em 2020 serão anunciadas posteriormente.
Uma vez que o Fed Cup é uma prova de qualificação olímpica, o organismo garante estar a trabalhar juntamente com o Comité Olímpico Internacional (COI) para lidar com qualquer impacto que possa existir na elegibilidade dos atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020.
O presidente da ITF, David Haggerty, mostrou-se "extremamente dececionado com a decisão", mas frisou que "não vai arriscar a segurança e o bem-estar dos jogadores, funcionários do evento e espetadores".
A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.
O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.
Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.
A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 10.000 infetados e pelo menos 631 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.
Quentin Folliot é o sexto a ser banido no âmbito da investigação a uma rede de corrupção
Número um dos ranking WTA falou sobre o tema no programa de Piers Morgan
Tenista sérvio prestou declarações durante o Grande Prémio de Abu Dhabi de F1
Nome da lendária antiga tenista apareceu na lista de atletas seguidos pela autoridade antidoping do ténis
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura