Tenista espanhol tem sido muito criticado depois das considerações que fez sobre feminismo
Criticado em Espanha depois das declarações que proferiu numa entrevista, onde abordou o feminismo e a igualdade no desporto, Rafael Nadal recebeu o apoio de Luís Figo, que deixou uma dura mensagem a Ángeles Caballero, jornalista que numa coluna assinada no 'El País' não poupou o tenista.
Nadal, vencedor de 22 torneios do Grand Slam, não concorda que as mulheres tenham o mesmo salário que os homens. Devem ter, segundo explica, as mesmas oportunidades. "O investimento? O mesmo para homens e mulheres. Oportunidades? As mesmas. Salários, iguais? Não."
"O que é injusto é que não existe igualdade de oportunidades. Se me disseres que ser feminista é acreditar que um homem e uma mulher merecem exatamente as mesmas oportunidades, então posso dizer que sou feminista. Mas esse termo é levado ao extremo. Se estivermos a falar de coisas normais e razoáveis, então é claro que quero igualdade", disse Nadal, acrescentando que tem mãe e uma irmã. "A igualdade para mim não consiste em dar, a igualdade reside no facto de que se Serena Williams gerar mais dinheiro do que eu, então quero que Serena ganhe mais do que eu", concluiu.
A jornalista Ángeles Caballero não gostou das palavras do maiorquino e escreveu, com ironia. "É lindo aquele momento em que [Nadal] diz que tem uma irmã e uma mãe. Esperançosamente, se tiver um amigo gay ou um vizinho negro, teríamos o pacote com tudo incluído do cavalheiro ainda não desconstruído."
Luís Figo saiu em defesa de Nadal e respondeu à jornalista: "Penso que o que mais te f... é que ele é livre, rico, um dos melhores atletas de todos os tempos e que não depende de um salário para viver! Mais uma que se esconde atrás do falso progressismo…"
Yo creo que lo que más te jode es q el es libre, rico y uno de los mejores deportistas de todos los tiempos y no necesita la paguita para vivir!! Una más que se esconde detrás del falso progresismo… https://t.co/MTHFd39GPT
— Luís Figo (@LuisFigo) February 16, 2024
Rafa Nadal sobre la equiparación salarial en el deporte: “No me gusta ser hipócrita y decir lo fácil. El feminismo se está llevando al extremo. Igualdad es que si Serena Williams genera más que yo, cobre más que yo”.
— Wall Street Wolverine (@wallstwolverine) February 15, 2024
pic.twitter.com/eYiUxjzJRN
Torneio reservado às oito melhores tenistas do mundo está a ser disputado em Riade, na Arábia Saudita
Após qualificação para a final do Masters 1.000 de Paris
Ao lado do austríaco Lucas Miedler, o português saiu derrotado pelos britânicos Julian Cash e Lloyd Glasspool
Jovem de Alverca derrotou a vimaranense Francisca Jorge
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest