Já Gastão Elias foi eliminado por João Monteiro
Os tenistas Frederico Silva e Nuno Borges garantiram esta sexta-feira a passagem às meias-finais do Campeonato Nacional Absoluto, que está a decorrer no complexo desportivo do Monte Aventino, enquanto Gastão Elias foi eliminado por João Monteiro.
Frederico Silva, primeiro cabeça de série e 193.º colocado mundial, não encontrou grandes dificuldades no encontro dos quartos de final para ultrapassar Daniel Batista, de 21 anos, em dois 'sets', por duplo 6-2, e assegurar a continuidade em prova.
"Hoje os parciais foram um bocadinho mais fáceis do que ontem [na quinta-feira]. Senti que o meu corpo já está mais habituado às condições de jogo, tanto ao campo como às bolas, e isso também ajudou, assim como o facto de ter jogado durante a tarde e não à noite", explicou o tenista, de 25 anos.
Garantido o triunfo, o esquerdino das Caldas da Rainha vai defrontar nas meias-finais Tiago Cação, que precisou apenas de uma hora e dois minutos para derrotar Luís Faria em duas partidas, por 6-2 e 6-0.
"A vitória no Campeonato Nacional seria um bom resultado para mim, mas vou tentar jogar encontro a encontro e ver como está o meu corpo amanhã [no sábado] e continuarei a jogar enquanto as dores não aumentarem e a minha lesão [anca esquerda] não agravar", defendeu, acrescentado que nas meias-finais os jogadores "estão mais motivados do que nas primeiras rondas", referindo-se a Cação.
Já a outra meia-final do torneio dotado de 20 mil euros em prémios monetários, organizado pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT), colocará no sábado frente a frente Nuno Borges (599.º ATP) e João Monteiro.
O campeão de duas etapas do Circuito Sénior da FPT, em Vale do Lobo e Figueira da Foz, impôs-se a Daniel Rodrigues, por 7-5 e 6-1, em uma hora e 39 minutos, enquanto João Monteiro eliminou o segundo cabeça de série, Gastão Elias, pelos parciais de 6-2 e 7-5, em uma hora e 31 minutos.
"Estou cansado, depois do dia de ontem [quinta-feira] não foi fácil recuperar. Além disso, também não é fácil preparar um encontro em que teoricamente o adversário não está nas melhores condições, mas acho que entrei bem, disponível, a colocar a bola sempre nos espaços vazios e acho que isso deu frutos", reconheceu Monteiro, campeão nacional em 2016 e 2018, que na quinta-feira precisou de duas horas e 48 minutos para afastar Duarte Vale em três 'sets'.
Na competição feminina, as meias-finais serão disputadas pelas quatro primeiras cabeças de série, Francisca Jorge, Inês Murta, Maria Inês Fonte e Ana Filipa Santos.
Depois de ultrapassar Bárbara Balancho, por 6-0 e 6-1, a tricampeã nacional vai medir forças com Ana Filipa Santos, ao passo que Inês Murta eliminou Madalena Amil, por duplo 6-0, para marcar encontro com Maria Inês Fonte, que precisou de três partidas para derrotar Sara Lança, por 6-0, 3-6 e 6-4.
Quentin Folliot é o sexto a ser banido no âmbito da investigação a uma rede de corrupção
Número um dos ranking WTA falou sobre o tema no programa de Piers Morgan
Tenista sérvio prestou declarações durante o Grande Prémio de Abu Dhabi de F1
Nome da lendária antiga tenista apareceu na lista de atletas seguidos pela autoridade antidoping do ténis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam