Depois de vencer dois torneios da categoria M15 em 2022, o tenista de 20 anos sagrou-se campeão do 4.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António
Foi em Vila Real de Santo António, perto do local onde passou grande parte da infância, que Jaime Faria conquistou o terceiro e mais importante título da carreira. Depois de vencer dois torneios da categoria M15 em 2022, o tenista de 20 anos sagrou-se campeão do 4.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, torneio dotado com um prize-money total de 25 mil dólares.
A chuva só permitiu que a final tivesse início às 16 horas, mas Faria (390.º no ranking ATP) não precisou de muito tempo para impor-se ao holandês Jelie Sels (577.º). O tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis esteve muito sólido a servir e não se deixou afectar pelas mudanças de ritmo do holandês de 28 anos. Um break no sétimo jogo do set inicial desequilibrou o encontro, que ficou encerrado ao fim de 78 minutos, com os parciais de 6-3, 6-0.
"Foi especial, é o meu maior título até ao momento e logo aqui – vivi em Castro Marim até aos 7 anos. Senti-me bem, foi um jogo tranquilo, consegui impor o meu ritmo desde o início, o que me deixou confortável e nem sempre aconteceu ao longo da semana em que tive encontros mais complicados, mas deu-me bagagem para hoje, para conquistar um título que estava há algum tempo à procura. Nos jogos de serviço estive confortável, sei que faz mossa e é a isso que tenho de me agarrar para depois tentar causar problemas nos jogos de resposta e acabei por ser feliz nesse aspecto", resumiu o campeão.
Faria viaja agora para Faro, para tentar amealhar mais pontos de modo a aproximar-se do top 230, com o objectivo de disputar um qualifying de um torneio do Grand Slam este ano. "Este título ajuda, mas tenho de focar-me jogo a jogo, torneio a torneio e no trabalho que tenho feito no CAR, com a minha equipa técnica. Esta início de época tem sido bastante positiva, ainda faltam quatro torneios no Algarve, o ténis está lá e agora é gerir fisicamente", afirmou Faria, um dia depois de conquistar o título de pares, ao lado de João Domingues.
Sels, que ocupou no 127.º lugar do ranking no final de 2022, mostrou-se conformado com a derrota de hoje, na sua segunda final em 2024. "Não encontrei o ritmo, mas acho que foi porque ele jogou bem. Precisava de estar mais presente desde o primeiro ponto e não estive", admitiu Sels, que ainda deixou um agradecimento à organização e aos muitos holandeses que vieram apoiá-lo ao longo das duas semanas que passou em Vila Real de Santo António.
O 4.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António é uma prova do ITF World Tennis Tour, organizada pelo Clube de Ténis de Vila Real de Santo António, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
Autor: Pedro Keul
Com a eliminação na segunda ronda, o português Nuno Borges deixou o top 50
Espanhol venceu a final em quatro sets
Medidas de segurança levaram a mudança de horário
Presidente dos EUA deverá assistir ao jogo entre Sinner e Alcaraz num camarote
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos