Polaca apresentou-se em campo completamente esgotada
Nem os banhos de gelo que Urszula Radwanska partilhou nas redes sociais lhe valeram e a grande estrela das duas últimas semanas na Bom Sucesso Tennis Academy surgiu este sábado completamente esgotada nas meias-finais do 3.º Obidos Ladies Open. Não conseguiu repetir a presença na final, como na semana passada, e foi uma presa fácil de Arina Rodionova, a 1.ª cabeça de série.
Desejava-se que este duelo inédito em torneios de 25 mil dólares da Federação Internacional de Ténis (ITF) fosse uma final antecipada, mas a deficiente condição física da polaca de 27 anos, antiga 29.ª do ranking mundial, impediu-a de lutar pela vitória. Apesar de toda a entrega que colocou em campo, foi derrotada sem grandes hipóteses por 6-1 e 6-2, em 69 minutos.
"Estava mesmo cansada, as minhas pernas estavam demasiado pesadas, depois de todos os encontros disputados aqui, sobretudo na semana passada. Sabia que um dia iria acontecer-me isto, infelizmente foi hoje e a Arina jogou muito bem, é uma jogadora incrível. Parabéns para ela, eu não estive ao meu melhor, mas, mesmo assim, fiquei bastante satisfeita de ter chegado às meias-finais", disse Urszula Radwanska, a antiga campeã de Wimbledon de juniores, que sai de Óbidos com uma final e uma meia-final neste seu lento regresso à competição após três intervenções cirúrgicas.
"Estou muito contente por ter ganho hoje – disse, por seu lado, Arina Rodionova –, ela é uma grande jogadora, tem tentado combater algumas lesões nos últimos anos e neste momento não está ainda a jogar, provavelmente, o seu melhor ténis, mas estou segura de que muito rapidamente irá regressar ao nível a que pertence".
Foi o primeiro triunfo da australiana de 28 anos, 131.ª do ranking mundial, sobre esta rival, embora se recorde que no circuito WTA, na relva de 's-Hertogenbosch, em 2015 (vitória da polaca por 3-6, 7-6 e 6-0), esteve perto de ser bem-sucedida: "Estava a vencer por um set e um break de vantagem, depois caí, magoei o joelho e perdi."
Arina Rodionova, que tinha sido semifinalista há duas semanas no 1.º Obidos Ladies Open, fez um ténis inteligente, de apanhar a bola muito cedo, roubar tempo à adversária, cansá-la e depois provoca-la com alguns amorties cirúrgicos.
Domingo, a australiana de origem russa irá tentar conquistar o 9.º título ITF da sua carreira, o 7.º em torneios de 25 mil dólares, diante da 6.ª cabeça de série, a turca Pemra Ozgen, que cometeu a proeza de eliminar a 2.ª jogadora d aprova, a britânica Katie Swan, por 6-4 e 6-4, em 1h33. Swan, antiga n.º2 mundial de sub-18, tinha sido semifinalista no 2.º Obidos Ladies Open e campeã nestes mesmos courts em outubro.
"Estou muito contente porque hoje tudo funcionou bem. Nestes courts é uma boa ideia fazer variações de jogo e eu tentei mudar o ritmo e a velocidade da bola… acho que isso foi a chave do encontro de hoje", disse a turca de 31 anos, que bateu nos quartos de final Cláudia Gaspar e que está pela primeira vez a jogar sobre relva sintética, com muito bons resultados. Amanhã procura o seu 15.º título ITF!
A final de singulares do 3.º Obidos Ladies Open está marcada para o meio-dia e coloca frente a frente duas jogadoras que se conhecem muito bem e que vão medir forças pela segunda vez. Em 2009, em hardcourts, no torneio de 25 mil dólares de Karshi, no Uzbequistão, Rodionova venceu por 7-5, 4-6 e 6-3. "Somos boas amigas há muitos anos e até conversámos sobre aquecermos juntas amanhã para a final e fiquei muito contente de vê-la sair-se bem esta semana", informou Rodionova.
Entretanto, terminou este sábado o torneio de pares do 3.º Obidos Ladies Open com vitória das espanholas Estrella Cabeza-Candela e Angela Fita Boluda sobre as 1.ª cabeças de série, a britânica Freya Christie e a belga An Sophie Mestach, por 7-6 (7/3), 1-6 e 10/8. Foi o primeiro título juntas. Para Cabeza-Candela foi o 18.º de pares a nível ITF mas o primeiro em Portugal.
Quentin Folliot é o sexto a ser banido no âmbito da investigação a uma rede de corrupção
Número um dos ranking WTA falou sobre o tema no programa de Piers Morgan
Tenista sérvio prestou declarações durante o Grande Prémio de Abu Dhabi de F1
Nome da lendária antiga tenista apareceu na lista de atletas seguidos pela autoridade antidoping do ténis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam