Rui Machado: «Esta é uma das melhores equipas de sempre de Portugal a competir na Taça Davis»

Capitão da Seleção encara competição com entusiasmo

Comitiva portuguesa recebida em Guangzhou para a Taça Davis
Comitiva portuguesa recebida em Guangzhou para a Taça Davis • Foto: Guangzhou Nantai Culture And Sports Development Co. Ltd

A Seleção Nacional masculina já se encontra em Guangzhou, onde sexta e sábado vai defrontar a congénere da China na primeira eliminatória do Grupo Mundial I da Taça Davis, que terá lugar esta sexta-feira e sábado, nos courts do Nansha International Tennis Center.

A ambientarem-se ao piso, à diferença horária e às condições climatéricas, Nuno Borges (45.º do ranking mundial de singulares/144.º no de pares), Jaime Faria (145.º), Henrique Rocha (157.º), o estreante Tiago Pereira (270.º/189.º) e Francisco Cabral (21.º), que é o melhor jogador nacional de sempre na variante de pares, têm treinado no complexo e, além da preparação no court, tratado da praxe ao cabelo do rookie algarvio que se estreia aos 21 anos.

Esta quarta-feira a jornada foi de conferência de Imprensa e o capitão Rui Machado não poupou elogios ao conjunto que escolheu para representar as cores nacionais na China. “Estou aqui com a melhor equipa que Portugal podia ter, trazendo os melhores jogadores. Penso que esta é uma das melhores equipas que alguma vez jogaram a Taça Davis. É uma Seleção muito jovem, o que também é muito positiva para o futuro do nosso País. Estamos a desfrutar da nossa estadia, a treinar muito e as condições são ótimas. Estamos muito confortáveis e sentimo-nos muito bem recebidos pelas pessoas”, sublinhou o selecionador nacional aos media.

Di Wu, homólogo chinês de Rui Machado convocou Yunchaokete Bu (139.º/357.º), Yibing Wu (144.º/-), Yi Zhou (220.º/560.º), Juncheng Shang (262.º/-) e Zhizhen Zhang (367.º/356.º). O Diretor Técnico Nacional garantiu conhecer bem os jogadores que os portugueses vão encontrar do outro lado da rede. “Conhecemos muitos bem a seleção chinesa. Penso que têm todos um nível elevado. Alguns não competiram de forma regular nas últimas temporadas, mas o nível tenístico é muito bom. Esperamos dificuldades, mais ainda numa eliminatória fora de casa, por isso estamos a dar tudo para nos apresentarmos bem preparados”, acrescentou Rui Machado.

“O clima é um pouco diferente, com humidade média. Sem problema. Há uma diferença horária grande, mas viemos mais cedo para nos adaptarmos e preparar a 100% para a eliminatória. Estamos bem preparados e, a mim, parece-me que estou em Guangzhou há muito tempo”, desdramatizou o capitão português.

Perante a imprensa, em Guangzhou, esteve igualmente Francisco Cabral, o melhor tenista de pares português de todos os tempos, com seis títulos ATP conquistados – quatro deles ao lado do austríaco Lucas Miedler – e a melhor classificação de sempre de um tenista luso no ranking mundial (19.º).

“Penso que todos os cinco jogadores da nossa equipa são grandes tenistas. Tal como o capitão referiu, somos uma equipa jovens e estamos a preparar o futuro. Penso que vamos conseguir alcançar grandes feitos pelo nosso País. Temos um objetivo claro de um dia jogar as Finals e penso que o caminho pode começar aqui na China. Sabemos que têm uma equipa fortem com jogadores muito bons, embora não estejam no melhor ranking das carreiras. Há muita qualidade na seleção chinesa, por isso, estamos conscientes que a eliminatória não será fácil”, reconheceu o portuense de 29 anos.

Da receção chinesa à comitiva lusa fez parte um festival de lanternas que deixou a comitiva encantada. “Foi uma excelente experiência de viagem para um tenista no país em que vai jogar. Foi muito divertido, com toda a equipa junta. Temos Carnaval em Portugal mas é totalmente diferente. Adorei todas as lanternas”, rematou Francisco Cabral.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Ténis
Notícias
Notícias Mais Vistas