O tenista suíço Roger Federer, primeiro cabeça-de-série, conquistou hoje pela primeira vez um título em relva, ao vencer de forma categórica o anfitrião Nicolas Kiefer na final do Torneio de Halle, na Alemanha.
Federer, que já tinha conquistado três torneios este ano, necessitou apenas de 68 minutos e dois "sets" (6-1 e 6-3) para se tornar o 12º jogador no activo a ostentar vitórias em todas as superfícies ("hardcourt", relva, terra batida e alcatifa).
"Penso que é algo de especial conseguir vencer torneios nas quatro superfícies, especialmente para um jogador novo como eu", afirmou o tenista suíço, de 21 anos, após conquistar o seu oitavo torneio a contar para o circuito profissional masculino.
Para desgosto dos muitos adeptos de Kiefer, que habita a cerca de 80 quilómetros da sede do torneio, a final não teve história, tal a superioridade de Federer, que entrou de forma arrasadora e, após escassos 20 minutos, já vencia por 5-0.
Depois de fechar o "set" inicial com 6-1, o suíço continuou a actuar a bom nível, perante um nervoso Kiefer - já chegou a ocupar o quarto lugar do "ranking" mundial -, que também não deu grande luta no segundo parcial, acabando por perdê-lo por 6-3.
"Não tenho desculpas a apresentar... ele, simplesmente, foi melhor", disse um resignado Kiefer, que o ano passado já tinha sido derrotado na final, então pelo russo Yevgeny Kafelnikov.
Com este triunfo, Roger Federer, que mostrou estar bem preparado para enfrentar o Grand Slam de Wimbledon (começa a 23 de Junho), embolsou 113.000 euros, enquanto o germânico foi para casa com 66.400.
Número um dos ranking WTA falou sobre o tema no programa de Piers Morgan
Tenista sérvio prestou declarações durante o Grande Prémio de Abu Dhabi de F1
Nome da lendária antiga tenista apareceu na lista de atletas seguidos pela autoridade antidoping do ténis
Norte-americana está mais magra e foi readmitida na lista de testes antidoping
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura