Em estreia, tenista francesa afastou Jessica Pegula
A tenista francesa Lois Boisson conseguiu esta segunda-feira uma das grandes surpresas da edição de 2025 de Roland Garros, depois de se qualificar para os quartos de final, ao afastar a norte-americana Jessica Pegula, número três mundial.
Na sua estreia em quadros principais de torneios do Grand Slam, Boisson, de 22 anos e 361.ª do ranking WTA, venceu, com reviravolta, Pegula, por 3-6, 6-4 e 6-4, em duas horas e 40 minutos.
Derradeira representante gaulesa nos oitavos de final, a 'wildcard' Boisson tornou-se a primeira tenista francesa a atingir os 'quartos' desde 2017, ano em que Caroline Garcia e Kristina Mladenovic chegaram a essa fase.
A jovem francesa é a também a tenista com ranking mais baixo a chegar aos quartos de final de um major, desde que a letã Kaia Kanepi, que já tinha integrado o top 20 mundial, entrou nas últimas oito tenistas do Open dos Estados Unidos em 2017, quando era 418.ª da hierarquia.
Os números históricos da caminhada épica de Lois Boisson não ficam por aqui, uma vez que é a primeira tenista estreante em quadros principais de torneios do Grand Slam a chegar aos quartos de final desde 2009, quando a espanhola Carla Suarez Navarro, vinda da qualificação, o conseguiu.
Na última temporada, Boisson já devia ter recebido um convite para estar no major de terra batida parisiense, mas uma rotura de ligamentos num joelho acabou por a afastar durante nove meses da competição, tendo já em 2025 participado no seu primeiro e único torneio WTA, em Rouen.
Pela frente, a francesa vai ter agora a russa Mirra Andreeva, sexta da hierarquia mundial, que hoje afastou a australiana Daria Kasatkina, 17.ª, por 6-3 e 7-5, em uma hora e 34 minutos.
Aos 18 anos, Andreeva tornou-se também a mais jovem tenista a conseguir estar nos quartos de final de Roland Garros de forma consecutiva desde a suíça Martina Hingis em 1997 e 1998.
Espanhol recupera de 0-2, num jogo em que chegou a enfrentar 3 pontos para título de Jannik Sinner
Norte-americana derrota a bielorrussa Aryna Sabalenka, em três sets
Italiano superou o sérvio em apenas três sets
Tenista espanhol enfrenta na final o vencedor do duelo entre o italiano Sinner e o sérvio Djokovic
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal