Equipa masculina portuguesa em bom plano na Polónia
A equipa masculina portuguesa de fosso olímpico conquistou, este domingo, "uma medalha de grande mérito para o país", referindo-se ao bronze nos Jogos Europeus Cracóvia'2023, disse Armelim Rodrigues.
"Às vezes, faz mais quem quer do que quem pode. Quase todos os que cá estão são profissionais, e conseguimos sobrepor-nos a grande parte deles. É uma medalha de grande mérito para o nosso país", declarou Rodrigues, após a cerimónia de pódio.
Depois do terceiro lugar na qualificação, o trio luso bateu os italianos Mauro de Filippis, Daniele Resca e Giovanni Pellielo no jogo pelo bronze de equipas masculinas, o melhor resultado da modalidade em Jogos Europeus.
Na última competição com portugueses de Cracóvia'2023, que este domingo termina, Azevedo, Rodrigues e Faria conseguiram em Wroclaw, a quase 300 quilómetros de Cracóvia, o 16.º 'metal' para Portugal (três ouros, sete pratas e seis bronzes), batendo os 15 de Minsk'2019 para fazer desta a edição mais bem sucedida para o país.
Se para Armelim Rodrigues esta prova "representa muitos anos de trabalho", com apoio de federação e Comité Olímpico de Portugal, disse, para o olímpico João Paulo Azevedo foi o corolário de uma "prova importante" em que foi sétimo na final individual de 'trap'.
"Estivemos bem. Ficámos a um ponto da prata e ouro [na qualificação], e esta medalha é para todos os portugueses e para a nossa federação. Foi uma boa prestação nossa. Estamos no bom caminho e traremos mais para Portugal", garantiu.
Por fim, José Bruno Faria assumiu que foi "difícil ficar uma semana aqui sem poder dar tiros", uma vez que foi o único que competiu apenas nas equipas masculinas, mas ficou "muito orgulhoso" por dar à modalidade a sua primeira medalha em Jogos Europeus.
A terceira edição dos Jogos Europeus termina este domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, incluindo Portugal, que contou com uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Na carabina a 50 metros em três posições, Sara Antunes e Pedro Afonso foram 45.ºs
Portuguesa ficou a um ponto da passagem à final
Põe, aos 60 anos, ponto final na carreira após quatro décadas de alto nível
O balanço da modalidade em Paris'2024
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United