O português João Pereira também arrecadou pontos ao concluir a segunda etapa do Mundial no 15.º posto.
A portuguesa Melanie Santos mostrou-se este sábado satisfeita com os importantes pontos para a qualificação olímpica conquistados com o 11.º em Gold Coast, na Austrália, na segunda etapa do Mundial de triatlo.
Melanie Santos concluiu em 1:59.13 horas os 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de corrida da prova ganha pela britânica Helen Jenkins (1:56.13), seguida pela norte-americana Gwen Jorgensen (1:56.43) e a neozelandesa Andrea Hewitt (1:56.44).
"A prova correu muito bem, do início ao fim. Consegui fazer uma boa natação e sair no primeiro grupo. Integrei esse grupo até ao final do ciclismo, que foi bastante duro do início ao fim. No início da corrida senti-me bem e com força e por isso arrisquei e correu bem. Estou bastante satisfeita com o 11.º lugar. Deixa-me mais confiante para as restantes provas e dá-me pontos importantíssimos para a qualificação olímpica", disse, citado pela assessoria da federação portuguesa.
Na prova masculina, João Pereira foi 15.º lugar, em 01:48.16 horas, enquanto Miguel Arraiolos abandonou, tendo a segunda etapa do Mundial sido vencida espanhol Mario Mola, em 01:46:27, à frente do compatriota Fernando Alarza (01:46.54) e do britânico Jonathan Brownlee (01:47.08).
"Foi uma prova regular, onde não fui muito feliz no segmento de bicicleta. Já um pouco em esforço, ainda acreditei num resultado positivo e consegui mesmo superar-me. Penso que foi um pequeno grande salto para o longo ano que aí vem", referiu.
Miguel Arraiolos saiu muito atrasado da natação e na bicicleta não conseguiu recuperar o suficiente, acabando por desistir.
"Não consegui encaixar os ritmos no início do segmento de ciclismo e acabei num grupo atrasado, sem força, e não deu para continuar. Esta foi uma prova na qual não me senti na melhor forma, mas é uma experiência que vamos analisar para retirar as melhores conclusões possíveis", assumiu.
Triatleta português cumpriu a prova na China em 01:41.17 horas
Português terminou a prova em 1:46.13 horas. Suíço Max Studer sagrou-se campeão
Corrida foi ganha pela belga Jolien Vermeylen
Alexander Stubb alinhou numa prova Sprint em Joroinen
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português