"Sonho com uma Figueira da Foz com uma grande marina, recheada de iates, e uma barra que permita receber navios de cruzeiro", enfatizou Santana Lopes.
A cidade da Figueira da Foz é a anfitriã da terceira edição da regata Sardinha Cup 2022, que vai arrancar de Saint Gilles Croix de Vie, em França, com mais de duas dezenas de veleiros, foi esta sexta-feira anunciado.
"É um evento muito interessante, que aproxima França e Portugal, com uma ligação à sardinha que mexe muito com a Figueira da Foz e com a sua vida económica", salientou o presidente do município, Pedro Santana Lopes, realçando o facto de esta ser a primeira vez que a iniciativa chega à costa portuguesa.
Organizada pela Team Vendée Formation, a regata Sardinha Cup 2022 disputa-se entre os dias 6 e 14 de junho, abrangendo dois percursos que ligam Saint Gilles Croix de Vie, o principal porto francês para a pesca da sardinha, à Figueira da Foz. Os veleiros a concurso partem de Saint Gilles Croix de Vie, pequeno porto a cerca de 80 quilómetros de Nantes, seguindo em direção à Figueira da Foz, onde chegam quatro dias depois, a 10 de junho, Dia de Portugal, permanecendo até dia 14.
Para o dia 12 está agendada uma regata de exibição ao largo da Figueira da Foz. "Precisamos de muitos eventos destes para promover a Figueira da Foz e estamos a trabalhar nisso, junto dos operadores turísticos para criarem programas para os visitantes", disse o presidente da Câmara.
Salientando que são necessários cada vez mais eventos, o autarca considera que há ainda muito trabalho a fazer na promoção do concelho e das suas potencialidades. "Sonho com uma Figueira da Foz com uma grande marina, recheada de iates, e uma barra que permita receber navios de cruzeiro", enfatizou Santana Lopes.
A regata Sardinha Cup 2022 vai abranger as Festa da Cidade e a Festa da Sardinha, que decorre de 9 a 11 de junho, na Praça João Ataíde, organizada pelo Centro de Cultura e Desporto (CCD) dos Trabalhadores da Câmara da Figueira da Foz.
Velejadora entra para a Equipa Vela de Portugal e irá participar na prova Mini Transat 2027
Irmão Tomás Pires de Lima segue no 21.º posto
Tomás Pires de Lima, irmão da velejadora olímpica, baixou três lugares
O irmão Tomás Pires de Lima segue em 16.º na Sardenha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam