Portugal ficou muito perto das meias-finais do Campeonato da Europa de voleibol masculino da categoria sub-22, ao derrotar hoje na 'negra' a República Checa, no jogo disputado em Apeldoorn, nos Países Baixos.
Foi preciso chegar ao quinto e decisivo set, que os lusos ganharam por 15-13, para que Portugal somasse a segunda vitória no Grupo II do torneio, podendo assegurar ainda hoje o apuramento para as 'meias', se a Itália bater a França, como é previsível.
Os jovens comandados de João José começaram a ganhar por 25-11, permitindo depois a reviravolta no marcador, com os parciais seguintes a 11-25 e 23-25. Reencontraram-se os portugueses no quarto set, com 25-19, para depois fecharem com 15-13 uma partida bem mais trabalhosa do que se esperaria, depois da vitória clara sobre a França, na véspera.
Nuno Marques, com 23 pontos, foi o melhor pontuador do jogo, enquanto Matej Pastrnak, com 20, foi o checo mais concretizador.
A passagem à ronda seguinte só não acontecerá se houver uma improvável conjugação de resultados nos três jogos ainda por disputar que atirem Portugal para o terceiro lugar.
Os italianos são amplamente favoritos a ganhar a 'poule', jogando ainda hoje com os gauleses. Os transalpinos são vice-campeões mundiais de sub-21 em 2023 e campeões europeus de sub-20 em 2022.
Portugal e Itália, as duas equipas mais fortes do Grupo II, medem forças na quinta-feira, pelas 18:30.
A fase final do Campeonato da Europa de sub-22 joga-se até domingo nas cidades neerlandesas de Groningen e Apeldoorn, respetivamente sedes do Grupo I e do Grupo II.
Equipa da Invicta só soma triunfos na competição
Águias vencem no arranque do campeonato nacional
Campeões surpreendidos em Matosinhos por 3-2
Sporting inicia este sábado a defesa do título de campeão nacional, já depois de ter batido o Benfica na Supertaça
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
'Correctiv' explica que Kasia Lenhardt foi pressionada para não revelar pormenores da relação com o central alemão
Treinador de 52 anos apresentou a demissão e o clube aceitou
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus