Portugal vence Croácia em Zagreb rumo ao Europeu de 2019

Triunfo luso por 3-0

• Foto: FPV
PUB

A seleção portuguesa de voleibol venceu este sábado por 3-0 a Croácia, em Zagreb, para o grupo D da fase de qualificação rumo ao Campeonato da Europa de 2019, numa partida em que o serviço foi a arma lusa.

Portugal venceu pelos parciais de 25-18, 25-22 e 25-18 e averbou em Zagreb o segundo triunfo em dois jogos por 3-0, uma vez que tinha derrotado a Albania, também por 3-0, o que lhe permite liderar o grupo D, com seis pontos, e que integra ainda a Áustria.

Com uma atuação irrepreensível ao nível das várias ações de jogo, com destaque para o forte serviço, que valeu uma mão cheia de ases (pontos diretos), Portugal dominou o encontro desde o início do primeiro 'set' em que conseguiu uma vantagem de quatro pontos (6-2).

Bem no ataque, bloco, distribuição, receção e defesa, a seleção portuguesa evitou a reação croata, que encurtou a diferença para 7-6 e voltou a abrir a diferença para quatro pontos com dois serviços diretos de Marco Ferreira (10-6).

PUB
Com o decorrer do parcial, Portugal dilatou a vantagem sucessivamente para cinco (12-7), seis (15-9), sete (18-11) e oito pontos (22-14), o que lhe permitiu gerir o jogo e fechar o parcial aos 25-18, na terceira tentativa de que dispôs.

Galvanizada pela exibição, a seleção portuguesa manteve no segundo parcial a mesma atitude, atingindo novamente a vantagem de 6-2, mas, com alguns erros, permitiu à Croácia aproximar-se no marcador para a diferença mínima.

A seleção croata enjeitou as ocasiões de que dispôs para empatar e disso tirou partido Portugal, com boa variação de jogo do distribuidor Miguel Tavares e atitude do líbero João Fidalgo, para voltar a 'fugir' nos números do parcial.

Com os aríetes Alexandre Ferreira, Marco Ferreira e Lourenço Martins a fazer a diferença no serviço e no ataque, secundados por Filip Cveticanin e Phelipe Martins na rede, Portugal abriu para uma diferença de seis pontos aos 23-17.

PUB
Falhas de concentração na parte final do 'set', no serviço de Ante Giljanovic, permitiram aos croatas reduzir para apenas um ponto de diferença, com um parcial de cinco, aos 23-22, e lançar a incerteza quanto ao vencedor do parcial.

O selecionador Hugo Silva pediu uma paragem de jogo, para acalmar a equipa, e no recomeço, já depois de Alex Ferreira ter feito o 24-22, o segundo distribuidor luso, José Pedro Monteiro, fechou o parcial aos 25-22, com um serviço direto.

Portugal manteve a mesma postura, atitude e nível exibicional no terceiro e último parcial, que voltou a liderar praticamente desde o início, chegando cedo a uma vantagem de quatro pontos (10-06), que abriu para oito (20-12).

Mantendo a seleção croata à 'distância', com um parcial de cinco pontos consecutivos no serviço de Alexandre Ferreira (20-12), Portugal encerrou o encontro em 3-0 com um triunfo por 25-18 e que lhe permite encarar com otimismo a qualificação para o Europeu2019.

PUB
Jogo na arena Dvorana Sutinska Vrela, em Zagreb.

Croácia -- Portugal, 0-3.

Parciais: 18-25 (23 minutos), 22 e -25 (29) e 18-25 (25).

Sob a arbitragem da dupla Alexandros Mylokis (Grécia) e Stanislava Simic (Eslováquia) as equipas alinharam com:

PUB
- Croácia: Danijel Galic, Sandro Dukic, Leo Andric, Filip Sestan, Ivan Mihalj e Tsimafei Zhukouski. Jogaram ainda Hrvoje Pervan (líbero), Ante Giljanovic e Fran Peterlin.

Treinador: Ivan Rancic.

- Portugal: Filip Cveticanin, Miguel Tavares Rodrigues, Alexandre Ferreira, Phelipe Martins, Marco Ferreira e Lourenço Martins. Jogaram ainda João Fidalgo (líbero), José Pedro Monteiro e Valdir Sequeira.

Treinador: Hugo Silva.

PUB
Assistência: cerca de 500 espectadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB