Seleção derrotada por 3-0 na 2.ª jornada
A Seleção portuguesa feminina de voleibol perdeu esta sexta-feira por 3-0 com a Roménia, em Örebro, na Suécia, e encerrou sem pontos a sua participação no Torneio 4 da European Golden League.
Após ter perdido na quinta-feira, na estreia frente à anfitriã Suécia, por 3-1, numa partida em que deixou uma boa imagem, Portugal foi incapaz de contrariar o melhor jogo da Roménia e claudicou pelos parciais de 25-17, 25-17 e 25-10.
O encontro, em que Portugal atuou uns furos abaixo da sua real capacidade, tendo apenas equilibrado no inicio do segundo set, foi controlado pela seleção romena, que, com um serviço agressivo, colocou sempre problemas à receção e organização lusas.
A Roménia entrou no primeiro set com um parcial de 3-0 - que levou o treinador Hugo Silva a solicitar paragem técnica - e com um bloco eficaz, a forçar o erro, e um serviço agressivo acabou por se impor por 25-17, com cinco pontos consecutivos.
Portugal, a melhorar nos seus índices de jogo, chegou pela primeira vez à liderança do encontro no início do segundo parcial, aos 5-4, situação que manteve até aos 15-11, mas que a Roménia reverteu com um parcial de 10-1. O set fecharia novamente favorável às romenas, por 25-17.
No terceiro e último parcial, a seleção portuguesa foi incapaz de fazer frente às romenas, que cedo chegaram à vantagem de seis pontos que aumentaram (16-7 e 21-9), e que lhes possibilitou fechar aos 25-10.
"Um jogo difícil, em que o mérito do adversário, especialmente o seu forte serviço foi decisivo, mas em que também houve claro demérito nosso. (...) O finalista da Golden do ano passado é um justo vencedor e que esta derrota serve como alerta: precisamos elevar o nosso nível para evitar situações tão sufocantes como esta", referiu o selecionador nacional, Hugo Silva, após a partida.
Alice Clemente e Maria Lopes, ambas com oito pontos, foram as jogadoras portuguesas mais concretizadoras, enquanto na Roménia destacou-se Rodica Buterez, com 21, e a sua 'estrela' Adelina Ungureanu, com 15.
Portugal, que ascendeu à Golden League com a conquista da Silver League em 2024, regressa a casa para disputar o Torneio 5, de 06 a 08 de junho, em Vila do Conde, defrontando a Ucrânia e a Eslovénia.
A fase de grupos da Golden League, a disputar faseada por 12 seleções, culminará entre 13 e 15 de junho, no Torneio 9, na Hungria, com Portugal a ter a oposição de Montenegro e da seleção anfitriã.
As quatro melhores classificadas da fase de grupos garantirão um lugar na 'final four' da Golden League de 2025, agendada para 28 e 29 de junho, em Angelholm, na Suécia.
Equipa verde e branca conquista quinto troféu
Técnico dos encarnados aponta para um campeonato equilibrado com o rival
Técnico leonino destaca entrada que permitiu à equipa gerir o jogo
Leões erguem troféu em Loulé no primeiro dérbi do ano. Mais uma Supertaça para os verdes e brancos a somar às já celebradas pelo futsal, andebol e hóquei
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua