Portugal perde com Israel na 'negra' na Golden League masculina de voleibol

Encontro disputado em Loulé

Portugal perde com Israel em jogo da Golden League disputado em Loulé
Portugal perde com Israel em jogo da Golden League disputado em Loulé • Foto: FPV

A seleção portuguesa masculina de voleibol perdeu este domingo com a congénere de Israel, na 'negra', por 3-2, no jogo de fecho do torneio 8 da fase preliminar da Golden League europeia, disputado em Loulé.

No Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, a formação portuguesa não teve capacidade para anular a superioridade dos israelitas nos dois primeiros sets (25-13 e 25-18), mas reagiu nos seguintes parciais (25-20 e 26-24), com os forasteiros a celebrarem o triunfo no set decisivo (16-14).

Após quatro jogos disputados, Portugal, com uma vitória e três derrotas, ocupa o sétimo posto, com quatro pontos, enquanto Israel, só com vitórias, é segundo, com 11, a um da líder Grécia.

Durante o encontro, um espetador que exibiu uma bandeira da Palestina foi escoltado para fora do recinto por elementos da GNR, e foram audíveis cânticos de protesto contra Israel em vários momentos.

Israel abriu a partida com três pontos consecutivos e chegou aos cinco de vantagem (9-4), com a equipa das 'quinas' a ter dificuldades em controlar a qualidade do serviço, receção e 'side-out' forasteiros.

Muito mais consistente em todas as fases de jogo, Israel foi controlando a diferença, e, a partir dos 16-10, com um ataque muito produtivo, 'voou' mesmo para se superiorizar no primeiro set com claros 25-13.

O panorama de jogo não mudou no segundo parcial, com os israelitas a aproveitarem os erros da equipa portuguesa, em que o selecionador João José decidiu operar maior rotação no 'seis' utilizado, para construir nova vantagem folgada (25-18).

A equipa portuguesa, que na Golden League prepara a sua participação no Campeonato do Mundo agendado para setembro, nas Filipinas, começou melhor o terceiro set, apesar de ter perdido o lesionado Tiago Violas, registando melhorias na receção e jogo ofensivo.

Duas ações consecutivas de Nuno Marques no ataque e no serviço, com um 'ás', colocaram os lusos a vencer por quatro pontos (19-15), margem que permitiu controlar a reação de Israel e selar a conquista do parcial por 25-20.

No quarto set, Israel voltou a tentar descolar, mas Portugal minimizou a diferença, numa altura em que os ânimos, de parte a parte, acirraram-se e uma troca de 'palavras' entre jogadores até valeu um ponto de castigo a cada equipa, com 11-8 para os forasteiros.

Com muito apoio do público, os portugueses 'viraram' o marcador, mantendo o jogo equilibrado entre igualdades e vantagens mínimas para os dois lados, num emocionante final de set que 'caiu' nos detalhes para Portugal (26-24).

Portugal abriu o set decisivo com 3-0 e parecia ter o ascendente anímico do seu lado, mas, depois de ter estado praticamente sempre na frente do marcador, desperdiçou a possibilidade de 'match point' aos 14-13.

Israel aproveitou para somar três pontos de seguida, graças ao serviço de Shay Liberman, e fechar o encontro com favoráveis 16-14 na 'negra'.

André Pereira (20) e Nuno Marques (14) foram os principais pontuadores de Portugal, enquanto Mark Rura e Shay Liberman, ambos com 15, destacaram-se por Israel.

Portugal volta à ação na fase preliminar da Golden League na próxima semana, no torneio 12, em que defronta a Roménia, na sexta-feira, e a anfitriã Chéquia, no sábado.

As quatro melhores equipas apuram-se para a final a quatro, que se realiza na Chéquia, no início de julho.

Jogo no Pavilhão Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé.

Portugal -- Israel, 2-3.

Parciais: 13-25, 18-25, 25-20, 26-24 e 14-16.

Sob a arbitragem de Olivier Guillet (França) e Vítor Gonçalves (Portugal), as equipas alinharam:

- Portugal: Kelton Tavares, Rafael Santos, Tiago Violas, Nuno Marques, José Pedro Pinto e Ivo Casas (líbero). Suplentes: Miguel Sinfrónio, Filip Cveticanin, Rafael Pinto, Gonçalo Sousa, Bruno Dias, Guilherme Menezes, André Pereira e Manuel Figueiredo.

Selecionador: João José.

- Israel: Ofeck Hazan, Shay Liberman, Iliya Goldrin, Noam Ariel, Mark Rura e Omri Roitman (líbero). Suplentes: Viacheslav Batchkala, Nikita Maron, Lior Kopilevich, Ilay Haver, Eran Halachmi e Yuval Chansky.

Selecionador: Itamar Stein.

Assistência: Cerca de 800 espetadores

Por Lusa
3
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Voleibol
Notícias
Notícias Mais Vistas