Ensaio para a revolução

A época que hoje começa será a última em que as equipas poderão ainda utilizar nos seus plantéis um número ilimitado de estrangeiros. Depois, a revolução que a Federação Internacional (FIVB) pretende operar para atenuar o problema da invasão de atletas estrangeiros nos campeonatos nacionais, começará a ser colocada em prática a partir de 2009/2010. E Portugal será um dos países mais afectados, tendo em conta o elevado número de estrangeiros a actuar no Campeonato Nacional.

A partir de 2009/2010, cada equipa apenas pode apresentar 4 jogadores não nacionais, desde que um deles seja líbero. Na época seguinte pode actuar com 3 e nas mesmas circunstâncias.

Mas na temporada que hoje arranca continuará ainda tudo na mesma, pelo que, olhando aos plantéis, as equipas não parecem para já muito preocupadas com o futuro. O V. Guimarães parte para a defesa do título nacional, tendo por adversários mais directos os do costume: Sp. Espinho e talvez, de novo, o Benfica, que operou a revolução mais significativa no plantel. Os minhotos, de resto, vão competir na Liga dos Campeões, sendo a primeira formação masculina de Portugal a fazê-lo.

Belenenses é a novidade no Nacional feminino

Com a participação de 10 equipas, arranca também hoje o Campeonato Nacional feminino, onde o Belenenses é a grande novidade. A equipa do Restelo é a única equipa do território de Portugal Continental situada a Sul do Mondego.

As restantes formações pertencem à região Norte (Ala N'Álvares, Leixões, Trofa, Gueifães e Sp. Braga), sendo as outras oriundas das Ilhas: as madeirenses Câmara de Lobos e CS Madeira; Ribeirense e Clube Kairós dos Açores. O Trofa é o campeão.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Voleibol Notícias
Notícias Mais Vistas