Equipa ofereceu medalhas à formação que ficou no 4.º lugar, que havia sido desclassificada
Qualquer gesto de fair-play no desporto deve ser elogiado, mais ainda quando eles são protagonizados pelo mais jovens, classe etária nem sempre falada pelas melhores razões, mas quando as há, é necessário publicitá-las até para servirem de exemplo para os mais velhos. Vem isto a propósito do gesto que uma equipa de juvenis femininos teve para com uma formação adversária num torneio de voleibol, a fase final distrital de Castelo Branco, do Desporto Escolar 2024/25.
Tudo aconteceu quando a Escola Secundária Frei Heitor Pinto da Covilhã, liderada pelo professor João Sá Pinho, terminou no quarto lugar, após perder todos os jogos frente às restantes três equipas albicastrenses, em representação de escolas da cidade, sendo que uma destas formação de Castelo Branco terminou no terceiro posto. Só que mais tarde viria a ser relegada da última posição do pódio porque participou na competição sem árbitro, o que vai contra o regulamento.
Já no balneário, as próprias jogadoras da Escola Secundária Frei Heitor Pinto da Covilhã decidiram que as medalhas que iriam receber por terem sido promovidas a terceiras não tinham razão de ser e que deveriam ser atribuídas à equipa adversária, que no recinto mostrou ser a mais forte.
"Apresentei às atletas dois cenários possíveis, perante uma situação atípica. Assim, pedi às alunas para tomarem uma decisão e me comunicarem posteriormente e saí de imediato do balneário. Minutos depois, elas aproximaram-se de mim, para me transmitir a sua decisão, enquanto equipa. Fiquei orgulhoso por escolherem o caminho do fair-play. A decisão foi das alunas/jogadoras. É bom trabalhar com excelentes seres humanos”, contou o professor João Sá Pinho, na página do Facebook da referida escola.
O gesto de fair-play foi depois materializado na cerimónia de entrega das medalhas, com as atletas da Escola Secundária Frei Heitor Pinto da Covilhã a entregá-las à equipa de Castelo Branco.
Águias mantêm perseguição ao Sporting no Campeonato
Triunfo claro no João Rocha por 3-0 na 10.ª jornada
Águias perdem na 1.ª mão dos 16 avos de final da Challenge Cup
Leões perderam por 3-1 no redutos dos alemães do SVG Lüneburg
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo