Estão completos os oitavos de final da prova que decorre nas Filipinas
O Irão surpreendeu esta terça-feira ao vencer por 3-2 a Sérvia, qualificando-se para os quartos de final do Mundial de voleibol, a decorrer nas Filipinas, em que irá defrontar a República Checa, que afastou a Tunísia (3-0).
No último jogo dos 'oitavos' do Mundial, o Irão cometeu a proeza de vencer na 'negra' a Sérvia, que tinha sido bronze em 2010, quarta na última edição e prata em 1998 (então enquanto Jugoslávia), pelos parciais de 23-25, 25-19, 24-26, 25-22 e 15-9.
Nos últimos dois duelos dos oitavos de final os segundos classificados dos grupos A e H, respetivamente Irão e República Checa, superiorizaram-se aos primeiros, Tunísia e Sérvia, e marcaram encontro para quinta-feira nos 'quartos'.
O equilíbrio foi uma constante no jogo entre a Sérvia, primeira classificada do Grupo H, à frente da República Checa, e o Irão, segundo da 'poule' A, que teve como vencedor a Tunísia, e a qualificação para os 'quartos' foi decidida nos pormenores.
Ao triunfo da Sérvia no primeiro parcial (25-23), o Irão respondeu no segundo (25-19), a seleção europeia voltou para a frente do marcador ao vencer o terceiro nas diferenças (26-24), que os asiáticos anularam novamente (25-22).
A 'negra' pertenceu por completo ao Irão, mais consistente nas várias ações de jogo, abrindo para uma vantagem de cinco pontos, aos 10-5, que geriu e lhe permitiu fechar o jogo aos 15-9 e selar o apuramento para os 'quartos'.
A República Checa qualificou-se pela primeira vez na sua história para os quartos de final do Mundial, embora seja 'herdeira' dos dois títulos mundiais e das quatro medalhas de prata alcançadas nas seis primeiras edições pela Checoslováquia.
Segunda classificada no Grupo H, em que atirou o Brasil para fora dos 'oitavos', embora com os mesmos seis pontos dos dois primeiros, a República Checa afastou a Tunísia, com um triunfo por 3-0, pelos parciais de 25-19, 25-18 e 25-23.
Os checos controlaram o primeiro set desde o seu início, ganhando uma vantagem média de quatro pontos, que dilataram para seis aos 20-14 e lhes permitiu fechar aos 25-19.
A República Checa continuou a dominar o segundo parcial, que começou de forma equilibrada até aos 8-7, manteve a Tunísia a uma distancia de cinco pontos até aos 21-16 e fechou aos 25-18, chegando ao 2-0 no encontro.
O terceiro set foi bem diferente e, a forçar no serviço, a Tunísia chegou ao 4-0, que lhe permitiu abrir uma vantagem de sete pontos aos 14-7. Contudo, os checos, inspirados por Jan Galabov - joga no Sporting - , tomaram a dianteira para vencer por 25-23 e fechar o jogo em 3-0.
Desta forma, ficaram definidos os embates dos quartos de final do Mundial: na quarta-feira realizam-se o Itália-Bélgica e o Polónia-Turquia, enquanto para quinta-feira estão agendados o Estados Unidos-Bulgária e o República Checa-Irão.
Estão completos os oitavos de final da prova que decorre nas Filipinas
Selecionador analisa desempenho nacional depois do adeus nos oitavos de final
Seleção Nacional faz de tudo para surpreender mas acaba por ceder sem ganhar qualquer set
Sem ceder qualquer set
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido