Seleção Nacional estreia-se no sábado frente a Cuba
Portugal estreia-se no sábado no Mundial de voleibol com a ambição de passar à fase de grupos, com o selecionador João José a confiar numa equipa competitiva ante as favoritas Cuba e Estados Unidos, e frente à Colômbia.
"Queremos passar à fase seguinte. Percebemos que não somos favoritos, mas ambicionamos ser competitivos", resumiu o técnico, em declarações à Lusa, sobre as suas perspetivas na 'poule' D.
A formação das quinas estreia-se no sábado frente a Cuba, segunda-feira defronta os Estados Unidos e dois dias depois a Colômbia, sendo que apenas os dois mais fortes de cada um dos oito grupos avança para os oitavos de final.
"Devemos ter consciência de que Cuba e Estados Unidos são candidatos não só à passagem, como às medalhas. Mas isto é desporto e nós e a Colômbia ambicionamos qualificar-nos. Trabalhamos diariamente, temos um grupo que é extremamente ambicioso, focado e que quer atingir a fase a eliminar, consciente das dificuldades e de que vamos ter que trabalhar muito, até durante os jogos, para o conseguir", especificou.
Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris'2024, os Estados Unidos foram uma vez campeões do Mundo, em 1986, e duas bronze, enquanto Cuba tem duas pratas e dois bronzes.
"Deveríamos libertar-nos de qualquer pressão, pois essa não está do nosso lado. Queremos tanto passar, que não podemos bloquear. Não sendo favoritos, devíamos estar mais soltos e desfrutar mais da experiência. Controlar (as emoções) no momento de jogar", sublinhou.
João José foi elementos-chave na equipa que em 2002 conseguiu o melhor desempenho histórico de Portugal, oitavo classificado, considerando que essa sua experiência pode ser importante para gerir o grupo de trabalho.
Aos seus pupilos menos experientes, recorda que o Mundial é uma "pressão diária": "Temos de reagir e de nos adaptar rapidamente ao dia seguinte ou aos dois dias seguintes".
Já nas Filipinas, Portugal derrotou a Roménia e a seleção anfitriã, ambas por 3-0, a dias de iniciar a competição, desafios que deixaram bons indicadores.
"Já se começa a sentir aquela pensa tensão. Aquela preocupação um bocadinho mais presente. Entraram muito mais concentrados, muito mais focados", congratulou-se o técnico.
Esta é a terceira participação de Portugal em Mundiais de voleibol, depois do 15.º lugar em 1956, em França, e do oitavo em 2002, na Argentina.
Dupla portuguesa inicia esta sexta-feira a prova na Austrália
Águias bateram as eslovenas do Banka Branik, na segunda mão da terceira e última ronda de qualificação
Em caso de apuramento, as águias defrontarão o Galati ou o VaLePa
Águias vencem na 4.ª jornada do campeonato
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher