Pontas-de-lança na rede

Filhas de Mário Jardel e Rui Águas são apaixonadas pela modalidade...

Pontas-de-lança na rede
Pontas-de-lança na rede • Foto: paulo calado

Quando Mário Jardel chegou ao futebol português, em 1996, para jogar no FC Porto, Rui Águias já o tinha deixado, rumo à Reggiana, em Itália. Os dois não chegaram, por isso, a coincidir no mesmo relvado. Deixaram a marca de terem sido dois dos melhores pontas-de-lança que passaram pelo desporto-rei nacional. Jardel, para além do FC Porto, no Sporting; Águas no Benfica e também nos dragões.

Quis o destino que as filhas jogassem também a mesma modalidade e, ao contrário dos pais, até partilham a mesma equipa, ainda que em escalões diferentes. Victória Ribeiro, 14 anos, natural do Porto, e Mariana Águas, 28, nascida em Lisboa, são jogadoras de voleibol na equipa da Lusófona VC, em Lisboa. A diferença de idade não lhes permite, contudo, dividirem o mesmo espaço. A primeira é ainda cadete, mas dado o seu porte físico já joga como juvenil. A segunda é sénior e disputa o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

“Cheguei a jogar várias modalidades ao mesmo tempo. Ténis de mesa [foi vice-campeã distrital], atletismo [vice-campeã distrital de corta-mato] e voleibol. Fazia ainda ballet”. Até que chegou a altura de Mariana Águas optar por uma e a escolha recaiu no voleibol.

Progenitores

O que provavelmente muitos desconhecem é que tanto Mário Jardel como Rui Águas iniciaram os respetivos percursos desportivos no voleibol. “Foi a minha primeira atividade. Joguei federado, mas depois vi que no futebol poderia chegar mais longe”, explicou o brasileiro. Curiosamente, a filha de Mário Jardel chegou a experimentar o futebol, no Sporting. “Não me lembro muito bem desse período, era muito pequena. Joguei só um ano”, refere Victória Ribeiro, que acabou depois por seguir os conselhos da mãe, Karen, também ela ex-praticante de voleibol no Brasil. “Experimentei e gostei”, sublinha.

E o que recordam Victória e Mariana dos pais futebolistas? “Era muito pequena, não me lembro de quase nada”, disse a primeira. “Só me lembro de o ver jogar nas velhas glórias do Benfica com as do Real Madrid. Marcou três golos. Antes disso, só em vídeo”, esclareceu a segunda.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Voleibol Notícias
Notícias Mais Vistas