Triunfo por 3-1, após um dramático fecho de quarto set
A seleção portuguesa de voleibol bateu este domingo a Espanha por 3-1, após um dramático fecho de quarto set, em Loulé, e venceu o Torneio 4 da fase preliminar da European Golden League.
Numa partida muito equilibrada, os espanhóis saíram na frente, com o triunfo no primeiro set, por 25-23, mas Portugal reagiu, virou o jogo com os parciais de 25-21 e 25-22 e selou a vitória no quarto e último set, que teve um final emocionante até ao 35-33 favorável aos lusos.
O capitão Alexandre Ferreira foi o melhor finalizador do conjunto português, com 29 pontos, seguido de Lourenço Martins (15), enquanto Jordi Ramón (23) e Augusto Colito (18) foram os principais pontuadores espanhóis (23).
Após o primeiro de três torneios em formato concentrado, Portugal segue no segundo lugar da classificação única da fase preliminar da Golden League, com seis pontos, os mesmos da líder Ucrânia.
O jogo, entre duas equipas que vinham ambas de vitórias por 3-0 sobre o Luxemburgo, no torneio disputado desde sexta-feira em Loulé, começou equilibrado, a alternar sucessivamente a liderança do marcador, nunca acima dos dois pontos.
A Espanha, que começou com muitos erros no serviço - valeram três dos primeiros cinco pontos dos lusos --, teve a sua melhor fase com seis pontos consecutivos, até aos 20-16, graças a uma distribuição muito eficiente, virando do avesso o primeiro parcial, que, apesar da reação portuguesa, concluiu-se com 25-23 a seu favor.
Os espanhóis ganharam embalo no arranque do segundo parcial, mas o selecionador João José lançou o suplente José Andrade e Portugal melhorou no ataque e no bloco, assinando seis pontos seguidos numa fase decisiva para, depois, fechar o set em 25-21.
A toada de equilíbrio marcou o início do terceiro set até que, aos 11-11, a formação portuguesa melhorou as combinações ofensivas, conseguiu uma vantagem clara, que chegou a ser de seis pontos (21-15), e, apesar da réplica espanhola, encerrou o parcial em 25-22, com a contribuição de dois pontos garantidos após análise do videoárbitro.
Portugal começou a superiorizar-se no quarto set, impondo o seu ascendente até aos cinco pontos de vantagem (16-11), que os espanhóis, respondendo bem à pressão, anularam aos 19-19.
Com a marcha do marcador a prosseguir nivelada até às vantagens, fase de elevada carga dramática, Portugal desperdiçou seis match-points, anulou quatro bolas de set à Espanha e fechou parcial e partida com um ás de José Andrade (35-33).
Na fase preliminar da Golden League, que conta com 12 seleções, a seleção portuguesa participa ainda no Torneio 7, entre 24 a 26 de maio, com a anfitriã Roménia e a Croácia, e no Torneio 12, de 31 de maio a 02 de junho, com Ucrânia e Bélgica, a realizar na Polónia.
Os primeiros quatro classificados da fase preliminar apuram-se para a final a quatro, marcada para a Croácia, em 15 e 16 de junho.
Jogo no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé.
Portugal -- Espanha, 3-1.
Parciais: 23-25, 25-21, 25-22 e 35-33.
Sob arbitragem de Jorg Kellenberger (Alemanha) e Vítor Gonçalves (Portugal), as equipas alinharam:
- Portugal: Miguel Sinfrónio, Alexandre Ferreira, Nuno Marques, Lourenço Martins, Miguel Tavares e Gonçalo Sousa (líbero). Jogaram ainda Filip Cveticanin, Manuel Figueiredo e José Andrade.
Selecionador: João José.
- Espanha: Augusto Colito, José Villalba, Jordi Ramón, Miguel de Amo, Alejandro Ribas e Daniel Ruiz (líbero). Jogaram ainda Álvaro Gimeno, Jean Diedhiou, Moises Cezar, Francisco Iribarne e Rúben Lorente.
Treinador: Jose Luis Molto.
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores
É também a única equipa que regista só vitórias ao fim de três jornadas
Treinador dos encarnados resignado face à superioridade dos leões
Técnico do Sporting elogia exibição frente ao Benfica
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Interrogatório do Juventus-Sporting
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas