Vencedores por 3-0 (25-21, 25-18 e 25-15), os transalpinos ganham o grupo disputado em Guidonia Montecelio, Itália, à frente de Israel, Portugal e Irlanda.
No Palazzetto dello Sport de Guidonia Montecelio, o melhor pontuador por Portugal foi Manuel Figueiredo, com nove pontos, enquanto na globalidade do jogo se destacou o italiano Tommaso Stefani, com 15 pontos.
Nuno Pereira, selecionador luso, reconheceu a superioridade do adversário: "Neste jogo com a Itália, conseguimos equilibrar até aos 17 pontos, mas depois faltou-nos consistência no serviço. A Itália foi muito consistente a servir e nós sofremos com isso na receção".
Com esta eliminação, Portugal falha a segunda qualificação no voleibol dos escalões jovens, depois de, na véspera, as lusas sub-21 terem ficado a um 'set' apenas do apuramento. A vitória por 3-0 sobre a Islândia, em Podgorica, acabou por valer o segundo lugar do grupo, já que a Turquia também superou Montenegro pela diferença máxima.
Segundas atrás das turcas, as lusas tiveram de esperar pelos resultados dos outros grupos e pelo cruzamento das classificações de todos os quatro grupos.
Passaram à final os primeiros classificados e os três melhores segundos nesta fase do torneio, sendo que Portugal foi o 'pior segundo', aplicando os critérios de desempate, nomeadamente a diferença entre 'sets' ganhos e perdidos.
Com uma derrota por 3-0 ante a Turquia e uma vitória por 3-2 ao Montenegro - o resultado com a Islândia é descartado - o saldo de Portugal é 3-5, pior que Dinamarca, Israel e Ucrânia, os segundos classificados nos outros grupos.
Triunfo das nórdicas perante a Eslovénia permite apuramento luso
Desaire por 3-1 impede a qualificação imediata
A Seleção feminina desceu ao 2º lugar, por troca com a turma escandinava
Repetindo o êxito por 3-0 sobre o Luxemburgo este domingo
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Presidente honorário do Bayern Munique critica postura dos catalães no mercado de verão
No dia em que mago francês completa 50 anos, português recorda passagem pelo Bordéus