Decisão disputa-se amanhã no Pavilhão Municipal de Santo Tirso
As capitãs e os treinadores do Sporting e do Leixões prometeram hoje uma Supertaça feminina de voleibol com emoção e "bom ritmo competitivo", na antevisão ao embate de quinta-feira, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
Vencedora da Taça de Portugal e vice-campeã nacional em 2023, a equipa leonina vai defrontar a equipa de Matosinhos, que foi terceira classificada em 2022/23, que substitui na prova a campeã nacional Academia José Moreira/FC Porto, face à desvinculação dessas duas entidades, e que promete lutar pela conquista da quinta Supertaça na sua história.
"A equipa está preparada e motivada para esta primeira competição portuguesa. Queremos levar o troféu e preparámo-nos para isso. Estamos com bom ritmo competitivo. Não tivemos as rotinas de meses de trabalho, mas todos os jogos de título e de decisão são emotivos. A emoção vai estar ao rubro", prometeu Juliana Antunes, atleta que atua como 'zona 4', na conferência de imprensa de antevisão.
Do lado 'verde e branco', a líbero Daniela Loureiro, de 36 anos, prometeu uma equipa com "vontade de erguer o troféu" e rejeitou que o facto de as rotinas coletivas estarem ainda longe das ideais se traduza em "perda de emotividade".
"É jogo de título, de ganhar um troféu, de 'mata-mata'. Há um objetivo que é certo: que a bola não caia no nosso campo. No jogo feminino, há mais controlo de bola e mais passagens de rede. Vão ser dois bons jogos, embora diferentes", disse a capitã sportinguista, numa comparação com a Supertaça masculina, entre Benfica e Fonte do Bastardo, também marcada para quinta-feira, em Santo Tirso.
O treinador do Sporting, Rui Costa, frisou que a sua equipa quer "começar bem a época", conquistando um título ainda ausente da vitrina de troféus leonina, num duelo marcado para as 14:30 que espera "um bom espetáculo" após um "período preparatório longo" a culminar no segundo lugar para a Taça Ibérica, disputada em 23 e 24 de setembro.
Já Hugo Silva, técnico do Leixões, quarto classificado nessa prova organizada pelas federações portuguesa e espanhola, disse que é uma satisfação disputar a competição e prometeu jogadoras "a disputarem cada ponto como se fosse o último", em linha com o espírito do clube de Matosinhos, que perdeu nas duas edições anteriores da Supertaça, frente à AJM/FC Porto, também em Santo Tirso.
Numa conferência de imprensa que incluiu ainda jogadores e treinadores do Benfica e do Fonte do Bastardo, cujo duelo está marcado para as 17:30, a atleta Sara Moreira, também vereadora do desporto na Câmara Municipal de Santo Tirso, disse ser "uma honra receber uma competição nacional de voleibol" e pediu "bancadas cheias".
O Sporting, ainda sem vitórias na Supertaça, e o Leixões, vencedor da prova por quatro vezes, encontram-se a partir das 14:30 de quinta-feira, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
Águias perdem na 1.ª mão dos 16 avos de final da Challenge Cup
Leões perderam por 3-1 no redutos dos alemães do SVG Lüneburg
Leões iniciam prova máxima esta quarta-feira na Alemanha
Minhotas batem campeãs nacionais na Luz
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam