Já é a melhor portuguesa de sempre e top-80 mundial
A jovem talento Filipa Pipiras, de 17 anos, está a fazer história no xadrez, ao alcançar a melhor performance de sempre (2.477 pontos) para uma jogadora portuguesa ao nível internacional.
Com quatro vitórias, quatro empates e uma derrota, a xadrezista do Colégio Efanor (São Mamede de Infesta) fechou o Sparkassen Chess Trophy, em Dortmund (Alemanha), com seis pontos em nove sessões, sendo-lhe conferida uma dupla norma, inédita, de mestre internacional absoluta e de grande mestre feminina.
Ao nível de ranking mundial, Pipiras deverá subir na próxima lista da FIDE, a 1 de agosto, a um espetacular top-80 feminino, sendo também a top-9 de sub-18 e a top-10 absoluta ao nível nacional, para além da melhor portuguesa de sempre no ranking.
De entre os resultados mais significativos em Dortmund, conta-se o empate de Filipa Pipiras frente ao grande mestre norte-americano Gata Kamsky, antigo aspirante ao título mundial e atual 88.º do ranking FIDE.
Mas a número 1 nacional não se ficou por aí e nas três últimas rondas conseguiu resultados de nomeada, com uma vitória sobre o mestre internacional alemão Gerlef Mains e empates frente aos também mestres internacionais Ilhor Samunenkov (Ucrânia) e Tim Janzelj (Eslovénia), que a conduziram à já referida performance final de 2.477 pontos.
Bodhana Sivanandan é a mais jovem a derrotar um Grande Mestre numa partida oficial
Equipa liderada pelo grande mestre ucraniano Vasyl Ivanchuk confirma favoritismo no terceiro título consecutivo
Número um do mundo levou a melhor sobre a Inteligência Artificial sem perder qualquer peça
Partida em estilo livre durou 46 dias e acabaou empatada ao cabo de 32 lances
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal