Partida em estilo livre durou 46 dias e acabaou empatada ao cabo de 32 lances
O empate em 32 lances foi o desfecho final do jogo online, em estilo livre, entre o Grande Mestre de xadrez norueguês Magnus Carlsen e 143.000 xadrezistas, promovido pelo site chess.com e concluído esta terça-feira após 46 dias.
O invulgar duelo, chamado de 'Carlsen contra o Mundo', começou a 4 de abril, com a resposta aos lances do norueguês, que foi campeão do mundo entre 2013 e 2023, a ser feita a partir do voto de todos os xadrezistas amadores que integraram o extenso grupo.
Carlsen tinha 24 horas para mover uma peça, com o mesmo tempo a ser dado depois ao 'Mundo'.
"Pouco depois da abertura, tive a sensação de estar um pouco melhor, mas, honestamente, depois não me deram a mínima hipótese", reconheceu, em mensagem vídeo, o jogador que possui a pontuação ELO mais elevada no ranking mundial.
O norueguês, de 34 anos, acrescenta que "definitivamente, o 'Mundo' jogou xadrez de uma forma muito sólida, desde o início".
Este é o terceiro jogo online 'contra o Mundo' depois do russo Garry Kasparov, em 1999, contra 50.000 pessoas, e do indiano Viswanathan Anand no ano passado, contra 70.000. Ao contrário de Carlsen, ambos conseguiram a vitória.
Era descrito como um jogador excecional, tanto no jogo "tradicional" como na versão "blitz"
Bodhana Sivanandan é a mais jovem a derrotar um Grande Mestre numa partida oficial
Equipa liderada pelo grande mestre ucraniano Vasyl Ivanchuk confirma favoritismo no terceiro título consecutivo
Número um do mundo levou a melhor sobre a Inteligência Artificial sem perder qualquer peça
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões